21 de fevereiro de 2023 - Este era o tão esperado dia da comunidade do samba de Maricá, que depois de 12 anos sem desfile oficiais, retornaria em grande estilo, só o que o sonho foi interrompido a poucos dias de sua realização, frustrando à todos.
Segundo informações, problemas burocráticos impediram que as escolas recebessem os subsídios, mas o um ERRO PAQUIDÉRMICO fez com que esses subsídios ficassem amarrados todos em um único processo, e ainda segundo as mesmas informações, quatro agremiações estariam com toda documentação pronta e aprovada para o recebimento dos subsídios e liberação da verba, restando três à cumprirem.
Se os processos fossem UNOS, ou seja, um para cada escola como fizeram um só para a UNIÃO DE MARICÁ que recebeu R$ 499 mil de subsídios e desfilará na mesma terça 21 na Intendente Magalhães, tentando mais uma vez subir para a série ouro, haveria sim o desfile, com apenas 4 escolas - o que seria uma pena, mas aconteceria (Caxito, Camisa Azul e Branco, Saco das Flores e Inocentes de Maricá).
O Barão de Inohan fez matéria explicativa sobre todo o problema (https://obaraoj.blogspot.com/2023/02/infelizmente-o-barao-acertou-nao-ter.html).Em rede social, muitos choraram e lamentaram, aguardando a boa vontade da FINALMENTE APLICAÇÃO da lei do carnaval fora de época do vereador Dr. Felipe Auni (2741/2017), promulgada em 2017, mas que aparentemente não acontecerá depois que o prefeito disse que CARNAVAL É NO CARNAVAL e embora na época da promulgação da lei fosse ferrenho defensor por criara mais empregos e atrair mais turistas para Maricá em outra data, agora parece que DESISTIU. Por que? Esperamos que repense!
Diz uma das notas mais emocionantes:
Que infelizmente fomos impedido de realizar...
Mas nada e ninguém vai nos calar, e nos tirar o que é nosso por direito!
Respeitem nossa ancestralidade!
Respeitem nosso pavilhão!
Escola de Samba é Arte é Cultura!
Escola de Samba salva Vidas!
Não sucumbiremos jamais!
Nosso nome é Resistência!"
(Luiz Lion)
A outra diz:
Do Amanhã?
Não!!!! Agora!!!
O que colher na Horta?
Sem chuva de cores e sons do carnaval, não tem colheita.
O que fazer?
Ouçam as CIATAS e ISMAÉIS DE MARICÁ,
OS HERDEIROS E FAZEDORES DO CARNAVAL DA NOSSA CIDADE:
VOLTEM PARA AS ESCOLAS
DE SAMBAAAAA!!!
REAPRENDAM O QUE É CULTURA ANCESTRAL E POPULAR.
ESCOLA DE SAMBA É LUGAR DE ENSINAMENTOS!
RESPEITOOOOOO!!!
SAMBA É RESISTÊNCIA!"
Valdo Lima