segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Depois de denúncia do Barão em 29/12, Codemar emite nota sobre aplicativo falso do Maricá Rotativo

Alerta de golpe no WhatsApp: pedido de transferência bancária e/ou pix do Maricá Rotativo é golpe


O jornal Barão de Inohan fez a matéria enunciando o problema em 29 de dezembro, onde alguns usuários reclamavam que um papel deixado nos para-brisas dos veículos pedia para fazer o pagamento do Maricá Rotativo, e este era direcionada a uma conta particular (MARICÁ ROTATIVO FRAUDULENTO? USUÁRIOS DENUNCIAM PAGAMENTO EM NOME DE PARTICULAR 
https://obaraoj.blogspot.com/2022/12/marica-rotativo-fraudulento-usuarios.html

Segundo a CODEMAR, o pagamento deve ser feito somente pelo aplicativo, pelos agentes de campo uniformizados, nas ruas e em pontos de vendas regularizados. E fica uma pergunta: por que a demora na resposta???

A CODEMAR (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), responsável pela administração do Maricá Rotativo na cidade, somente agora, quase um mês e meio após a denúncia do jornal Barão de Inohan, informa e alerta que é golpe o pedido de transferência bancária e/ou pix pelo WhatsApp. 

Segundo representantes do Maricá Rotativo, as medidas jurídicas para punir os golpistas já estão sendo tomadas. O Maricá Rotativo é regulamentado por decreto, e projeto de lei, e possui somente três formas de pagamento: via aplicativo do Maricá Rotativo; através dos agentes de campo uniformizados nas ruas; e em pontos de vendas regularizados. Qualquer outra cobrança que tente se beneficiar de forma indevida, é crime e deve ser denunciada.

O serviço de estacionamento acontece em quatro pontos da cidade: no Centro de Maricá, na Orla da Barra, no Barroco e na Orla de Itaipuaçu.

Se você receber cobrança dessa ou de outra forma, com as opções do Maricá Rotativo, denuncie ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelos telefones (21) 3995-3091 ou (21) 97060-0642. Após receber as denúncias, agentes de campo serão enviados ao local para apurar, acompanhados de agentes da Guarda Municipal. O número para atendimentos da Ouvidoria do Maricá Rotativo é: (21) 97071-1170.

Como funciona o serviço

O principal objetivo do Maricá Rotativo é proporcionar aos usuários o direito de igualdade na utilização das vagas, principalmente nas regiões de maior fluxo de veículos. Além disso, o Maricá Rotativo contribui, de maneira indireta, no ordenamento urbano, uma vez que quando o motorista acha mais fácil a vaga, fica menos tempo rodando no trânsito. Para ter acesso basta baixar o aplicativo no seu smartphone.

Ao todo, são três setores: comercial e bancário, onde pode estacionar pelo período de 2h com possibilidade de renovação para mais 2h; residencial, no qual é possível utilizar a vaga por 4h, podendo aumentar por mais 4h; e a orla, que possui um período único de utilização. O sistema não possui a opção de hora fracionada, mas o motorista pode optar por utilizar o tempo restante em outra vaga, desde que seja no mesmo dia e setor.  

Vagas especiais não são respeitadas

A maior parte das poucas vagas especiais (idosos, deficientes, gestantes e mães com crianças de colo) existentes no centro de não são respeitadas e qualquer motorista faz uso sem qualquer tipo de punição. A reportagem no jornal Barão de Inohan questionou uma equipe do Maricá Rotativo e os servidores públicos disseram que não tem responsabilidade sobre o abuso. Não vemos agentes de trânsito e ou guardas municipais multando e solicitando os reboques para retirarem os infratores abusados das vagas especiais. Mais uma vez a pergunta, QUEM TOMARÁ PROVIDÊNCIA?