Uma foto tirada com o vice-presidente nacional do PT, eleito deputado federal ao lado do General Pazuello ex-ministro da saúde do governo Bolsonaro, onde somente durante sua gestão quase 500 mil brasileiros (dos 700 mil) morreram vítimas da covid-19, eleito também deputado federal, ambos pelo Rio de Janeiro, repercutiu extremamente mal para a população brasileira e principalmente dentro do PT, onde a presidente nacional do partido - Gleisi Hoffmann emitiu a seguinte nota:
"Foto do nosso companheiro deputado Quaquá com bolsonarista Pazuello desrespeitosa com o PT e ofensiva às vitimas da covid. Na vida e na política tudo tem limites".
Na foto postada em rede social, Washington Siqueira (o Quaquá) escreveu: "Estive hoje com o deputado federal General Pazuelo na reunião com o presidente da Petrobras. Resolvi postar a foto nossa mesmo sabendo que intolerantes da direita e da esquerda vão criticar! A tarefa do governo Lula e da figura maior do nosso presidente é unir, pacificar e reconstruir o nosso país! Quanto o diálogo e a política falham sobre a guerra! E a esquerda é dialógica e não intolerante e autoritária! Por isso gostei muito da conversa e do tom do civilizado do General. Quero inclusive com ele criar pontes de diálogo com os militares! Viva a democracia!"
No vídeo abaixo reproduzido pelo Barão de Inohan, a jornalista Basília Rodrigues disse que o fato é no mínimo um sarcasmo com a população brasileira, o fato de Quaquá, abraçar e sorrir ao lado de Pazuello e este retribuir, simplesmente pelo fato de serem antagônicos e por Quaquá ser um petista histórico e Pazuello um bolsonarista raiz, seria este um gesto de pacificação ou um ato de pragmatismo?
Entendemos que na pacificação os divergentes devem conversar mas isso não significa amizade e troca de afagos. Será que dá para normalizar uma relação tão conflituosa no passado, ainda mais de dois projetos políticos ANTAGÔNICOS? Para boa parte dos petistas esta foto simbolizou um SARCASMO. ... Não lembramos de uma foto assim nos quatro anos de governo de Bolsonaro.
Gustavo Uribe disse que Washington Quaquá é conhecido pelo pragmatismo e até por ser um pouco FANFARRÃO no Rio de Janeiro, então ele acabou exagerando. Diálogo é sempre benéfico para a democracia brasileira e é bom ter um dirigente do PT falando com um militar egresso das Forças Armadas, é um diálogo que ajuda na construção da democracia, pois todo governo tem seus lados positivos e negativos e é bom essa convivência, mas fazer uma foto com 'JOINHA' nas redes sociais chancelando uma figura política que foi muito criticada pelo Partido do Trabalhadores, isso não é muito de bom gosto. A foto pareceu que Quaquá estaria fazendo ESCÁRNIO das vitimas que acabaram sofrendo pela pandemia do coronavirus.
RODRIGO NEVES DIZ QUAQUÁ ENGANA A POPULAÇÃO
O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves que por algumas vezes precisou ser aliado político de Quaquá, postou em rede social o que muito acharam um comentário perfeito, até mesmo cirúrgico, como disse o professor Adilson Pereira:
"Conheço o deputado Quaquá há muitos anos: ele é ESPERTO mas há o ditado que diz que o ESPERTO DEMAIS SE ATRAPALHA.
Depois de SE FRUSTRAR e não conseguir o Lula VENCER EM MARICÁ, agora, pensando em sua candidatura a PREFEITO EM 2024, tenta ENGANAR A EXTREMA DIREITA AFAGANDO o General Pazuello.
Provoca mais uma vez CONFUSÃO E INDIGNAÇÃO NA MILITÂNCIA PROGRESSISTA. Isso tem LIMITES! Daqui a pouco ninguém LEVA ELE A SÉRIO E NEM ACREDITA NO QUE ELE DIZ", finalizou.
QUAQUÁ NÃO PARECE PREOCUPADO E DEIXA RECADO
Mesmo assim, depois de toda repercussão negativa, Quaquá deixou um recado subliminar em sua rede social: