Depois de vários problemas ocasionados com fortes ventos e fortes chuvas que vem caindo em Maricá desde o final de 2022 e com o péssimo serviço oferecido pela única concessionária de força e luz que atende Maricá - a ENEL (que se trocarmos o E pelo A mostra o verdadeiro sentido desta empresa atualmente), com piques constantes de luz (mesmo sem motivos aparentes), faltas de luz onde alguns moradores de Maricá passam dois, três, cinco, e até oito dias sem energia elétrica perdendo tudo o que tem em casa além de vários aparelhos eletro-eletrônicos avariados, o prefeito de Maricá - Fabiano Horta - FINALMENTE na tarde do domingo 19/02 emitiu nota repudiando o serviço da empresa e recomendando que todos os atingidos liguem para o PROCON de Maricá para fazer seus registros e reclamações.
Segundo Fabiano, a prefeitura irá "acionar os órgãos Estadual, Federal e a Aneel, que controlam a concessão da Enel, e judicializar todos os transtornos causados aos prédios públicos e as famílias maricaenses".
É bom lembrar que em 2019 aconteceu uma CPI da ENEL capitaneada pelo vereador CEMAR sugerida pelo jornalista Pery Salgado após manifestações iniciadas pelo líder comunitário Robinson Assis em todo o município, mas que acabou com uma "afago" na empresa.
Diz a nota do prefeito, publicada em rede social:
"É inadmissível o que parte da população está passando com as interrupções constantes de energia. Vamos acionar os órgãos Estadual, Federal e a Aneel, que controlam a concessão da Enel, e judicializar todos os transtornos causados aos prédios públicos e as famílias maricaenses.
Peço que os moradores registrem a ocorrência de interrupção de energia junto a Enel, e posteriormente enviem seus protocolos para o Procon Maricá através do WhatsApp: 21 97235-7207 para que o setor monitore, contabilize e tome todas as providências cabíveis e legais."
MORADORES CANSADOS DE TANTO DESCASO FAZEM MANIFESTAÇÕES EM TODO O MUNICÍPIO
Cansados com tanto descaso e demora no atendimento, moradores de toda Maricá já fizeram diversas manifestações em vários locais, inclusive interditando a RJ 106 em vários pontos, além de outras vias da cidade.
Entendemos o desespero destes munícipes, mas esse tipo de manifestação, nós do Barão de Inohan achamos infrutíferas, além de atrapalhar pessoas que nada tem a ver com os problemas.
Em redes sociais, grupos estão se organizando para que TODOS OS MARICAENSES façam uma manifestação em frente a ENEL no centro de Maricá, entrando na sede da empresa (pacificamente e sem quebradeira) e só saindo quando algum diretor (vindo do Rio ou de Niterói) apareça para trazer SOLUÇÕES e não explicações, pois de explicações todos já estão de saco cheio.