segunda-feira, 8 de novembro de 2021

SEC. DE CULTURA RECEBE REPRESENTANTES DO GAM PARA FALAR SOBRE ARTESÃOS E ARTISTAS PLÁSTICOS


 Depois da matéria publicada em 18 de setembro com o tema QUEM CUIDA DOS ARTISTAS PLÁSTICOS E ARTESÃOS DE MARICÁ? (https://obaraoj.blogspot.com/2021/09/quem-cuida-dos-artistas-plasticos-e.html) e das entregas dos ofícios solicitando reuniões com os secretários das pastas envolvidas e pedindo esclarecimentos, inclusive ao presidente da casa de leis - Aldair de Linda, da vereadora e ex-secretária de cultura Andréa Cunha e até ao prefeito Fabiano Horta, foi marcada pelo secretário de cultura Sady Bianchin uma reunião com os representantes do GAM e o jornalista Pery Salgado na quinta feira às 11 horas, porém por problemas de trabalhos em Itaipuaçu, o secretário não pode estar presente e o grupo foi recebido por sua secretária Sra. Lene, onde expuseram suas demandas mas pediram que fosse realizada uma reunião diretamente com o secretário.

Lene informou ao grupo que além da solicitação que foi entregue na secretaria em 15/9, a solicitação entregue no mesmo dia ao gabinete do prefeito, foi encaminhado pelo mesmo à secretaria de cultura para as devidas informações e providências, ou seja, um grande passo nas pretensões do GAM em prol dos artistas plásticos e artesãos de Maricá. Uma nova reunião fou agendada para quarta feira 06 de outubro às 16 horas, com a presença do secretário Sady Bianchin.

CADASTRO ÚNICO DE ARTISTAS E ARTESÃOS

E assim aconteceu. Na quarta feira 06 de outubro às 16 horas, o jornalista Pery Salgado e Danny Xavier - diretora social do GAM, foram recebidos pelo secretário. Na reunião estiveram presente também o diretor jurídico da secretaria de cultura - Sr. Phellipe Vieira e da Sra. Lene.

Após expor a situação dos artistas plásticos e artesãos de Maricá e questionar quem realmente cuida desta grande categoria de "fazedores de cultura" em Maricá, em função de diversos eventos e feiras pulverizadas em várias secretarias, o jornalista sugeriu que tudo deveria ficar sob o tutela da cultura.

E foi o que o secretário informou. A secretaria de cultura está organizando um cadastro único de artistas de Maricá, onde obviamente haverá também um cadastro único de artesãos e artistas plásticos. Disse também que por orientação do prefeito Fabiano Horta, tudo deverá ficar centralizado na cultura e que na terça feira dia 05, aconteceu a primeira reunião, na secretaria de turismo, unificando a feira realizada pela secretaria de cultura com a FEIRARTE, e que na quinta feira dia 07, aconteceria a mesma reunião com a secretária de economia solidária, para unificar as feiras livres solidárias com os eventos da secretaria de cultura.

Uma grande vitória conquistada pela classe artística de Maricá e que foi brindada com uma live da coordenadora de projetos culturais - ROSELY PELEGRINO, no sábado 06 de novembro quando da realização da feira de artesanato que acontece aos sábados no estacionamento do shopping Boulevard Maricá.

Rosely, feliz com a realização, publicou em rede social: 

"Fim de semana de muito trabalho, mas muito gratificante...

Organizada pela Prefeitura Municipal de Cultura através das Secretárias de Cultura e Turismo, a Feira de Arte e Artesanato realizada no estacionamento do Boulevard Maricá, além de artesanato diversificado apresentado em 90 barracas,  ofereceu também arte em diversas vertentes da Cultura, como Teatro de Caixa com arte do teatro de bonecos  de Sérgio Sergio Biff , Cordel com o maravilhoso cordelista Edmilson Santini  e instrumentos de percussão produzidos por Foguete Barreto , foram algumas das atrações Culturais"

No domingo, estiveram na Feira do Recanto de Itaipuaçu. O que queríamos, está acontecendo, artistas de todas as classes, debaixo das "asas da cultura". Nosso agradecimento ao secretário Sady Bianchin e esperamos que as conquistas só aumentem.

Valeu à pena nosso esforço e o GAM mostra também sua grandeza.