Iniciativa vai garantir à população viagens gratuitas nas vans municipais, por meio de cartões do sistema RioCard. A luta pelos validadores em vans para aceitarem bilhetes do RioCard, vem desde a criação dos sistema de vans municipais em 2011 pelo ex-prefeito Washington Siqueira (o Quaquá) e nunca foi implantado.
A Prefeitura de Maricá iniciou na sexta-feira (19/11) o processo de implantação do Mumbuca Transporte, programa que irá garantir a toda população viagens gratuitas nas vans municipais. O benefício será de 60 passagens mensais, concedidas por meio de cartões do sistema RioCard, divididos em duas modalidades: social, voltado aos moradores da cidade em geral; e essencial, direcionado a estudantes da rede pública de ensino, idosos, pessoas com deficiência e doenças crônicas de natureza física ou mental que exijam tratamento continuado, cuja interrupção ponha em risco a vida do paciente.
Vale destacar que o Mumbuca Transporte será cumulativo para o grupo essencial, fazendo com que as pessoas que se encaixem nessa modalidade recebam até 120 créditos mensais no cartão.
O secretário de Transportes de Maricá, Douglas Carvalho, reforça o papel do Mumbuca Transporte na integração das vans ao deslocamento pela cidade, atendendo agora pessoas em vulnerabilidade social e sendo um suporte aos ônibus gratuitos.
“A implementação do Mumbuca Transporte complementa o Sistema Municipal de Transporte Gratuito. Junto às linhas dos ônibus vermelhinhos, as vans são muito importantes, agindo como alimentadoras e atendendo localidades específicas. Toda a população de Maricá poderá usar as vans diariamente através do Mumbuca Transporte, beneficiando também os trabalhadores do transporte complementar com o aumento da demanda”, explicou o secretário.
RioCard vai implementar sistema de bilhetagem eletrônica em 74 vans
A RioCard será a responsável pela implementação do sistema de bilhetagem eletrônica e pelo repasse dos valores referentes aos passes a cada permissionário (pessoas que detém as licenças dos veículos), de forma individualizada. Dessa forma, a população é beneficiada e o sistema de vans municipais também, com aumento da procura pelo transporte e a injeção de recursos no sistema.
A RioCard já adquiriu os validadores dos cartões, que serão instalados em 74 vans nas próximas semanas. O cronograma e documentos necessários para o cadastro serão disponibilizados em breve. A luta pelos validadores em vans para aceitarem bilhetes do RioCard, vem desde a criação dos sistema de vans municipais em 2011 pelo ex-prefeito Washington Siqueira (o Quaquá) e nunca foi implantado.
O processo de cadastramento será feito em dois pontos: Terminal Rodoviário do Centro e Terminal Rodoviário de Itaipuaçu, ambos em setores específicos para o Mumbuca Transporte. Além disso, um pré-cadastro com os atuais beneficiados pelo Cartão Mumbuca está previsto para as inscrições iniciais.