sexta-feira, 26 de novembro de 2021

#justicapormatheus: ANDRESSA É ACOLHIDA PELA OAB MARICÁ


 A mãe do jovem Matheus Laranjeiras, assassinado numa incursão desastrosa da PM na comunidade do Risca Faca em Inoã há pouco mais de um mês, começou uma luta incessante para mostrar que seu filho, não era bandido e sim um jovem trabalhador, que superou problemas e estava vivendo uma vida honesta, trabalhando como pedreiro em muitas obras inclusive administradas por Andressa, que é arquiteta.

Após o triste episódio, Andressa começou um luta incessante por justiça. Foi criada a hastag #justicapormatheus e com vídeos e matérias quase diárias, Andressa começou a falar com a população e conseguir inúmeros seguidores e outras mães que já passaram por isso e outras que não querem passar.

Na sua luta, procurou apoio da OAB de Maricá (seccional de Itaipuaçu), onde foi muito bem recebida (confira no vídeo abaixo) e acolhida. Andressa informou à nossa reportagem que ela produziu um dossiê, com prints, conversas, imagens, áudios, que contam um pouco do que está acontecendo dentro da comunidade do Risca Faca, inclusive, na época, a preocupação de Matheus em relação à segurança dos moradores da localidade.

Andressa juntou todas as informações e montou então o dossiê, que foi entregue a OAB Maricá, narrando inclusive tudo o que foi passado pela Policia Militar e que na opinião de Andressa e de muitos outros, pareceu extremamente contraditório. Baseado em todas essas informações, Andressa informou que a OAB decidiu entrar no caso, dando-lhe todo o suporte, acompanhando todo o processo junto ao Ministério Público, junto ao seu advogado, fiscalizando e ajudando em tudo o que for possível.

Pelos fatos narrados e apresentados, Andressa também nos informou que a OAB Maricá estará colocando-a como a representante do município de tantas mães que por medo desistem de lutar para soluções semelhantes com seus filhos, ou de filhos com seus pais, que se calam por medo de represálias e retaliações.

Andressa deixou claro, que hoje não mora mais em comunidades (favelas), mas já morou, assim como seu filho morava e o que ela quer deixar claro pe que morador de comunidade NÃO É BANDIDO!

"Quem mora em favela hoje vive com medo, e isso tem que acabar, e Maricá ainda tem jeito, ainda podemos fazer alguma coisa, é só a gente não se calar" desabafou Andressa.

No vídeo, ela faz a convocação para que todos compareçam à reunião mensal do CCS Maricá (no vídeo, gravado na quinta feira 25, ela menciona que a reunião é AMANHÃ) na sexta feira 26/11 às 17 horas no auditório do Banco Mumbuca, no centro de Maricá. O Banco Mumbuca está localizado na rua Eugênio Modesto Silva, 293, no Parque Eldorado (esta rua é paralela a Rua Barão de Inoã e o banco Mumbuca está na altura do Supermarket do centro).