FINALMENTE: Após conseguir a licença estadual e posteriormente a municipal para a intervenção nas desastrosas obras do MOLHE do Recanto, a SOMAR começou na sexta feira 05/11 a retirada das pedras que obstruíam a entrada do Canal da Costa.
Pescadores desde o mês de abril, vem sofrendo com a diminuição das atividades pesqueiras devido ao perigo que era entrar e sair do canal, até que as últimas ressacas, fecharam de vez a passagem, ocasionando inclusive alguns acidentes (https://obaraoj.blogspot.com/2021/06/e-agora-pescadores-fazem-manifesto-e.html).
Para piorar, nesse meio tempo, um menino de 17 anos morreu ao pular de uma pedra e bater com cabeça (https://obaraoj.blogspot.com/2021/09/jovem-morre-na-obra-do-molhe-no-recanto.html).
As obras de retiradas das pedras que obstruíam a entrada do canal começaram da sexta dia 05 e continuarão por todo o final de semana e por mais dias se forem necessários para que todas tenham sido retiradas e a desobstrução do canal esteja completa.
O inicio da retirada das pedras foi coordenada e acompanhada pelo presidente da SOMAR, que em live para o jornalista Marcelo Bessa (Itaipuaçu Site), deixou claro que agora, com o decreto do INEA autorizando a obra por completo, em janeiro recomeçarão as intervenções e ele acredita que até meados de 2022, o molhe (sem os problemas atuais - esperamos) esteja pronto.
Confira na integra a entrevista: