A lei 3.057 de 13 de outubro de 2021 que institui a CED - captura, esterilização e devolução de animais comunitários, ou de colônia entrou em vigor recentemente e já está sendo aplicada pela coordenadoria especial de proteção animal.
Nesta última edição do castramóvel, o procedimento foi aplicado em 64 (sessenta e quatro) animais, sendo 28 (vinte oito) cães e 36 (trinta e seis) gatos que totalizaram um percentual de 21,33% das vagas disponíveis.
Os procedimentos foram realizados em animais comunitários de São José, Retiro, Cassorotiba, Ponta Negra, Parque Nanci, Mumbuca, Itaipuaçu e Aldeia Mata Verde Bonita. Além dos animais que vivem em situação de rua, foram realizados procedimentos nos cães e gatos de pessoas com renda em até 3 (três) salários mínimos, totalizando 300 (trezentos) procedimentos.
A previsão da coordenadoria é de manter estes 20% de vagas do programa de controle reprodutivo para os animais que vivem em situação de rua. Considerando os números do novo credenciamento, a ideia é que todos os meses sejam castrados 80 animais de cada espécie sendo 40 de cada sexo dos animais que vivem em situação de rua todos os meses.
Para que isso aconteça, estão sendo sendo buscados recursos e realizadas parcerias para que possamos garantir o pós cirúrgico desta quantidade de animais.
A coordenadoria especial de proteção animal tem um compromisso com a promoção do bem estar dos animais da nossa cidade e se você tem conhecimento de animais em situação de rua que estejam próximo à sua casa, precisando do CED e de atenção, entre em contato com a CEPA.
O endereço da CEPA - coordenadoria especial de proteção animal é Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, nº 100, Bairro Parque Eldorado (próximo à nova sede do colégio Opção A - antigo IQS) e o telefone é 21 2637-2054 Ramal 481.