A Prefeitura de Maricá inaugurou na tarde da sexta-feira (26/11) o Terminal Rodoviário do Povo, no Centro da cidade, após passar por obras de revitalização. 1001 continua do lado de fora do terminal.
Sem a presença do prefeito Fabiano Horta e do presidente da autarquia municipal de obras-Renato Machado, finalmente foi entregue o terminal rodoviário do centro de Maricá. O espaço ganhou uma nova cobertura sobre as plataformas de embarque e os locais de entrada e saída. Os banheiros foram reformados e a construção interna passou a contar com salas destinadas à Secretaria Municipal de Transportes e à Empresa Pública de Transportes (EPT), além de guichês de atendimento para as duas empresas privadas que operam no local.
Ônibus da Viação N. S. do Amparo RJ 186.066 da linha Maricá x Castelo, foi o primeiro a acessar o novo terminal seguido do ônibus da gestão da EPT Mar 01.061 da linha E12 - Centro x Barra x Zacarias |
Rodoviária passa a contar com acesso de mototáxis
Além das dez plataformas internas e outras três na lateral, o terminal conta também com sete vagas para vans do transporte alternativo, quatro para táxis e cinco para mototáxis, que poderão acessar o local pela primeira vez. Há ainda pontos de carga e descarga e de embarque e desembarque para carros de passeio.
Entre as áreas de acesso aos veículos de transporte foram instaladas novas luminárias, novos bancos e estruturas de madeiras como pergolados. Após uma rápida solenidade sem a presença do prefeito, o acesso ao terminal foi aberto a ônibus e passageiros.
Espaço para atendimento a usuários
O secretário de Transportes de Maricá, Douglas Paiva, afirmou que o terminal também passa a contar com uma ouvidoria, setor de achados e perdidos e posto para cadastro no programa Mumbuca Futuro. Ele revelou ainda que, além das 41 linhas que operam no local atualmente (37 municipais - n.r.: a reportagem do Barão de Inohan só listou 23 e talvez, desinformado, o secretário tenha se confundido com todas as linhas operadas pela EPT -, três intermunicipais e uma interestadual), Maricá pode passar a ter novos trajetos para cidades como Cabo Frio e Teresópolis.
“A mesma empresa que opera a linha para São Paulo (Viação 1001), busca viabilizar a concessão dessas novas linhas junto aos órgãos competentes. Acreditamos que em cerca de dois meses elas já estejam operando. O mais importante é que agora os usuários vão dispor de uma estrutura de qualidade ao acessar o terminal. Um espaço mais iluminado, protegido e funcional, com os serviços que precisar”, explicou o secretário que não falou e não justificou o porque a linha continuar do lado de fora do terminal.
O que chamou atenção no belíssimo novo terminal, foi o fato de que a única linha interestadual a Maricá x Niterói x São Paulo da Viação 1001, continua no lado de fora do terminal, sem o devido abrigo para os passageiros.
Fotos: Clarildo Menezes