quarta-feira, 2 de junho de 2021

RECÉM INAUGURADO, CDT PRECISA PASSAR POR NOVAS OBRAS E ATENDIMENTO É SUSPENSO

 Atendimento do CDT fica temporariamente suspenso

Fotos: Marcos Fabrício

A Secretaria de Saúde de Maricá suspendeu temporariamente, desde a segunda-feira (31/05), o atendimento prestado no Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT), no Centro. A interrupção das atividades foi em razão de uma pane elétrica, decorrente da forte chuva que atingiu todo o município na noite do domingo (30/05).

De acordo com o coordenador geral do CDT, Edvaldo Baldow, nenhum equipamento da unidade foi danificado, porém o acúmulo de água em um dos lados da laje danificou 50% das instalações elétricas.

“Uma equipe já trabalha na manutenção das instalações elétricas e estruturais do prédio. A previsão é de que o CDT volte a sua normalidade ao longo da semana”, afirmou Edvaldo.

“Estamos com a nossa recepção funcionando para orientar quem vier nos procurar, mas nossos funcionários estão entrando em contato com os pacientes agendados para hoje e remarcando o atendimento. Todos os pacientes afetados terão seus exames reagendados sem a necessidade de ter que passar novamente pela Regulação ou pelo posto de saúde do seu bairro”, garantiu o coordenador.

Apesar de entregue à população a pouco mais de um ano (em uma obra que demorou cerca de oito anos para ser concluída e foi motivo de várias matérias do Barão de Inohan pela inoperância e demora na conclusão), várias infiltrações, erros de projeto e falhas na execução da obra, foram aparecendo com grande velocidade e várias pequenas obras sempre foram executadas para conseguir "tapar os buracos e esconder os erros". 

Edivaldo destacou ainda que o prédio já estava passando por algumas reformas antes mesmo da chuva e que o ocorrido serviu para evidenciar outros pontos de atenção.

“Antes mesmo desta chuva forte já estávamos revestindo as nossas paredes com pastilhas no intuito de facilitar a limpeza e combater a Covid-19, agora, além disso, também vamos ampliar o telhado e a caixa de passagem para ajudar no escoamento das águas da chuva e assim evitar que esse transtorno se repita”, explicou Edvaldo.

Entregue à população em março de 2020 o prédio onde funciona a atual estrutura do CDT conta com aproximadamente 80 profissionais, entre eles, médicos de diversas especialidades como cardiologia, obstetrícia, psicologia, psiquiatria e ortopedia. No local ainda podem ser realizados exames de risco cirúrgico, teste ergométrico, eletrocardiograma, ecocardiograma, otorrinolaringologia entre muitos outros.

Aproveitando o feriado de Corpus Christi, as obras avançarão e pelo menos a conclusão das obras do telhado deverão ficar prontas, para que no início da segunda semana de junho (a partir do dia 6), o CDT volte a atender normalmente.