Foi condenado há 3 anos, dois meses e 15 dias, o ex-prefeito Washington Siqueira (o Quaquá), pela queda do avião na lagoa de Araçatiba após ser impedido de pousar no (na época) aeródromo de Maricá, causando a morte do piloto e instrutor de voo e o seu aluno, um juiz federal que estavam na aeronave, além de outros crimes no mesmo local.
Na mesma sentença foram condenados a 2 anos, 8 meses e 24 dias, o atual vice-prefeito de Itaboraí, Lourival Casula e a 2 anos e 4 meses, o atual secretário de Defesa Civil de Maricá, Fabrício Bittencourt/
Após nova condenação do ex-prefeito de Maricá Washington Siqueira (o Quaquá) (https://obaraoj.blogspot.com/2021/06/justica-condena-ex-prefeito-de-marica-3.html), diversas manifestações aconteceram em rede social.
Também se manifestaram o prefeito Fabiano Horta e o secretário de governo e atual presidente do estadual do PT, João Maurício.
Declaração do Prefeito Fabiano Horta:
Total solidariedade ao Companheiro Quaqua !
Convicção que os recursos às instâncias superiores da Justiça vão estabelecer sua plena absolvição.
E meu absoluto testemunho pessoal que sua coragem e determinação de ações, devolveram á Cidade de Maricá o Aeroporto Municipal como um bem que serve ao interesse público a luz do dia.
Hoje o Aeroporto de Maricá , pra além de ser um grande orgulho da Cidade, é um importante ativo de atração e do desenvolvimento econômico á toda nossa região.
Declaração do secretário de governo João Maurício:
Companheiras e companheiros, venho por meio desta nota, manifestar o meu total apoio e solidariedade ao querido companheiro ex-prefeito da cidade de Maricá e Vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, Washington Quaquá, que vem sendo vítima de uma perseguição injusta ao ser condenado em primeira instância em um processo que tentam jogar um acidente aéreo, indevidamente sobe a sua responsabilidade, acidente este que inclusive foi inocentado da acusação.
O ex-prefeito Washington Quaquá, foi fundamental quando atuou para acabar com os desmandos daqueles que exploravam o aeroporto de Maricá de forma irresponsável e até criminosa, como apontou a CPI do narcotráfico. Quaquá fez isso mantendo o funcionamento da pista com segurança. Agiu com muita coragem devolvendo o aeroporto para à Cidade.
Infelizmente vivemos um momento desafiador, onde tentam de todas as formas perseguir e criminalizar injustamente lideranças de esquerda. Ferindo princípios republicanos, tentando destruir a imagem de pessoas honestas e comprometidas com o povo.
Hoje o aeroporto é fundamental no desenvolvimento da cidade e instrumento de crescimento de Maricá.
Sou solidário ao companheiro Quaquá e tenho certeza que ele irá provar a sua inocência nas instâncias superiores.
João Maurício, Presidente Estadual do PT-RJ.