Ela surgiu em 1950, com apenas dois ônibus, através da vontade de um homem empreendedor de colaborar com o desenvolvimento de sua cidade. Assim, Jacintho Caetano fundou a Viação Nossa Senhora do Amparo e Maricá ganhou uma empresa de transporte coletivo que iria mudar sua história.
O crescimento foi gradativo, no início a única linha operada era a “Lagomar – Maricá – Niterói”, e acompanhou os passos da cidade. Nesta época, Maricá começava a delimitar e comercializar seus primeiros loteamentos. Com um tratamento muito próximo de seus poucos funcionários, Jacintho tocou, mesmo no auge de seus 50 anos, a empresa com vigor e entusiasmo. Tal vitalidade empurrou para frente os negócios.
Na década de 70, a Viação já possuía mais de 30 carros, ganhou novas concessões de linhas e houve a necessidade de ampliação de sua estrutura. Então, em 1973, foi construída a garagem de apoio, em Rio do Ouro.
Apesar da extrema preocupação com as condições dos carros, que estavam sempre muito bem cuidados, nesta época os ônibus eram bem simples. Muitos não possuíam almofadas e ar condicionado era inexistente. A pintura dos mesmos, que passou por colorações como bege, branca e até laranja, e a logomarca da empresa, também sofreram inúmeras modificações até chegarem às suas atuais concepções.
Mas nem tudo foi fácil. Em 1985 a empresa passou pelo seu momento mais delicado, quando o governo estadual retirou o controle da família e assumiu a administração da Viação. “Foram três tristes anos de total descaso patrimonial e humano”, conta Francisco Caetano, filho de Jacintho e um dos atuais sócios da empresa.
Nos anos 90 a Viação já contava com uma moderna frota, superior a 100 carros, 10 linhas e 700 funcionários.
Hoje, a Viação Nossa Senhora do Amparo possui quase 300 ônibus, é a maior empregadora e arrecadadora privada do município, transporta 50 mil passageiros diariamente e circula, também, nos municípios de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro.
A partir de 15 de novembro de 2019, passou a operar por fretamento as linhas da EPT do 1º e 2º distritos de Maricá e com o fim da concessão das linhas municipais, participou de outra licitação para as linhas do 4º distrito (Itaipuaçu), onde já operava e venceu, passando a fazer o fretamento das linhas dos 1º, 2º e 4º distritos de Maricá com 122 ônibus, conhecidos como "vermelhinhos".
Consciente de sua responsabilidade social e ambiental, a empresa oferece serviço de qualidade, investe em tecnologia, prima pela segurança e conforto de seus clientes e funcionários, e apoia inúmeros projetos voltados para a população de Maricá.
Ser maricaense, há 71 anos, é seu maior orgulho.