A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem por meio de boletim divulgar diariamente as informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do novo coronavírus, mesmo não tendo caso confirmado na cidade.
Vale ressaltar que a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus.
O jornal Barão de Inohan e o Informativo CulturarTEEN estão juntos com a prefeitura nesta luta, pelas informações corretas e VERDADEIRAS, sem promover pânico desnecessário.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), até esta sexta-feira (20/03) foram 109 casos confirmados, 1.701 casos suspeitos e 2 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado do Rio de Janeiro. Maricá continua sem nenhum caso confirmado e tem 16 casos suspeitos aguardando análise.
Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira: Rio de Janeiro (89), Niterói (10), Petrópolis (2), Barra Mansa (1), Guapimirim (1) e Miguel Pereira (1). Há ainda três (3) estrangeiros confirmados para a Covid-19, além de dois (2) casos com o local de residência em investigação.
Entre as medidas estão:
• A Prefeitura publicou decreto municipal suspendendo serviços e comércio em toda cidade neste sábado, domingo e segunda-feira (21, 22 e 23/03). Somente estão liberadas para abrir farmácias, padarias, postos de combustíveis, mercados e supermercados.
• A partir desta sexta-feira (20/03) e ao longo de todo o fim de semana o acesso às praias de toda a orla será fechado. Equipes das secretarias de Ordem Pública e Gabinete Institucional, de Trânsito e Engenharia Viária, Transporte e Posturas, de Proteção e Defesa Civil e da Guarda Municipal estiveram nesses locais para impedir a entrada e a permanência de banhistas nas areias.
• Também foi fechado o acesso à cachoeira da região rural do Espraiado. Outra precaução da Prefeitura foi suspender o funcionamento de todos os órgãos públicos de quinta a segunda-feira (19 a 23/03).
• A partir de segunda-feira (23/03) todos os bancos do município terão atendimento em horário especial para os idosos acima dos 60 anos. O horário estabelecido para esse público é das 9h às 10h30. A medida visa a redução de circulação de pessoas na rua como prevenção ao contágio do novo Coronavirus - Covd 19.
• Começa nesta segunda-feira (23/03) a campanha de vacinação contra o Influenza (H1N1). Esta etapa será destinada aos idosos acima de 60 anos – que correspondem a quase 18 mil em todo o município – e profissionais de saúde. As próximas etapas acontecem nos dias 16/04 para professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento e no dia 09/05 para os demais públicos entre eles crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, doentes crônicos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.
• O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE) liberou o processo de contratação da Organização Social (OS) que vai gerir o novo Hospital Municipal.