terça-feira, 31 de março de 2020

POLÊMICA: FUNDO SOBERANO DE MARICÁ PODE IR PARA CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL EM SG

VEREADORES IRÃO VOTAR LIBERAÇÃO DO FUNDO SOBERANO DE MARICÁ PARA CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL EM SÃO GONÇALO


Será votada em sessão extraordinária (a quarta desde a suspensão das sessões ordinárias da Câmara de Maricá) o empréstimo de parte dos recursos do Fundo Soberano de Maricá (poupança feita com parte dos recursos advindos dos royalties do petróleo) para o município de São Gonçalo, que passa por grave crise financeira, para a construção de um hospital de campanha para atendimento aos casos suspeitos de terem contraído o Coronavirus-Covid 19. 

O município vizinho com mais de um milhão e meio de habitantes, tem receita anual menor do que Maricá (que tem aproximadamente 160 mil habitantes) e por passar por série crise financeira, o governador Wilson Witzel solicitou ajuda aos prefeitos de Niterói (Rodrigo Neves) e Maricá (Fabiano Horta), para que possam emprestar (não se sabe se fundo perdido) dinheiro para a construção de um hospital de campanha. Embora a primeira informação tenha sido de empréstimo, não se sabe se realmente será um empréstimo com devolução posterior, se será um emprésrtimo a fundo perdido ou mera doação.

A polêmica foi lançada e muitos já se posicionam contra, mas fica aqui algumas reflexões: primeiro, neste caso pandêmico, não devemos pensar apenas "no nosso próprio umbigo", e devemos ajudar o próximo e ajudar o município vizinho a construir um hospital, não serria evitar que moradores do local venham contaminados para Maricá, procurar auxílio?

A decisão da liberação de parte destes recursos por parte de Maricá, acontecerá na sessão extraordinária da quarta feira 01 de abril (dia sinistro!!!!!), última sessão com a presença dops vereadores Cemar, RobGol e Dr. Richard, que por serem suplentes, entregarão suas cadeiras aos titulares (Frank Costa, Castor e Helter Ferreira respectivamente) a partir de 3 de abril, conforme determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), devido as eleições municipais de 04 de outubro, que ainda não foram canceladas.