quarta-feira, 4 de março de 2020

APÓS AVERIGUAÇÃO E CONSTATAÇÃO, PRESIDENTE DO JÚRI DO TROFÉU IMPRENSA, CORRIGI ERRO DE AVALIAÇÃO NO JULGAMENTO


Após divulgação das notas do Troféu Imprensa do desfile das escolas de samba de Maricá no carnaval 2020, desfile que retornou após 11 anos de paralisação, alguns questionamentos foram feitos ao  jornalista Pery Salgado do jornal Barão de Inohan, Presidente do júri do Troféu Imprensa pelo presidente da LACAM (Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá) – Sr. Bruno Jorge em reunião realizada na terça feira 03/03 onde todas as dúvidas foram sanadas. Após os devidos esclarecimentos o jornalista Pery Salgado emitiu nota retificando suas informações:



“Dentro da matéria sobre o desfile das escolas de samba de Maricá que retornaram após 11 anos devido ao grande esforço dos membros da LACAM (Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá) em especial do presidente Bruno Jorge e do presidente do Conselho Deliberativo Alexandre Oliveira, do vereador Dr. Felipe Auni, autor da lei do carnaval Fora de Época, do prefeito Fabiano Horta que sancionou a lei e do ex-secretário Robson Dutra, que lutou bastante para a consolidação do fato em termos legais, obtive informações que reconheço que não as tinha e humildemente venho não apenas retificar algumas informações e posições, mas como reverenciar o esforço das quatro escolas envolvidas no desfile (Camisa Azul e Branco, Inocentes de Maricá, Unidos do Saco das Flores e Acadêmicos do Araçatiba), que não só participaram do processo ao longo destes 11 longos e sofridos anos, mas lutaram para fazer um grande espetáculo, com os recursos obtidos junto a prefeitura, recursos esse que não eram suficientes para atender todo o trabalho que as agremiações pretendiam colocar na avenida, mas que mesmo assim,  conseguiram com muita garra, colocar na avenida aquilo que de melhor puderam. Os meus respeitos à todas e minhas escusas se algum termo pareceu indevido. Apenas lamento que uma pessoa tenha se travestido de representante da Acadêmicos do Araçatiba para, através de rede social Facebook, ameaçar a minha integridade, onde medidas cabíveis já foram tomadas.

Retificando as informações, reproduzo abaixo a matéria veiculada no domingo 01 de março.

CAMISA AZUL E BRANCO
A primeira escola a entrar na avenida após 11 anos sem desfiles, a Camisa Azul e Branco (de São José do Imbassai) tem como presidente Wagner Carvalho. O carnavalesco Tarcisio Zanon, desenvolveu e trouxe para a avenida o enredo falando sobre "Maricá, berço da paz, portal do progresso".

Entrando na avenida com meia de atraso em relação ao horário previsto para o início dos desfiles (22 horas), devido as fortes chuvas, veio com belas fantasias, muito samba no pé, um excelente interprete, um belíssimo casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, uma belíssima Ala das Baianas e toda a beleza da Rainha Daniele Lima. A escola apenas se esqueceu de se apresentar para os jurados, se preocupando apenas com o palanque oficial. Mas isso não tira o brilho do grande desfile da escola.

INOCENTES DE MARICÁ
Aproveitando uma estiagem das fortes chuvas que caíram durante toda a noite, a Inocentes de Maricá (escola de São José do Imbassai), do presidente Alexandre Oliveira, veio para a avenida com quase 350 componentes (alguns advindos do Rio de Janeiro do Cacique de Ramos e do Botafogo Samba Clube,  parceiros da agremiação maricaense, fato que abrilhantou ainda mais o desfile da escola, que cantou e contou  a história de Beth Carvalho, com o enredo "A Inocentes festeja as paixões e as andanças de Beth Carvalho em Maricá" da carnavalesca Beth Morgado.

Com um casal de Mestre Sala e Porta Bandeira de primeira linha, a escola desfilou com garra, brilho e luxo, com belas fantasias e os belos carros alegóricos. Os interpretes Bruno Ribas, Nego Lindo e Jeferson Coutinho cantaram e encantaram. A  escola se apresentou  com  brilho e gigantismo em relação as demais e com um desfile tecnicamente correto e impecável.
A escola conquistou quatro categorias do Troféu Imprensa: Melhor Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Melhor Harmonia, Melhor Ala de Passistas e Melhor Enredo.

UNIDOS DO SACO DAS FLORES

Das quatro escolas, aquela que supostamente seria a menor delas, entrou na avenida embaixo de forte chuva, mas o calor do samba, a garra dos componentes, a resposta do público e o enredo falando da África e dos Orixás trouxeram muita animação e contagiaram o público que não arredou pé. Foi a grande surpresa da noite e também contagiou os jurados do Troféu Imprensa.

A escola do Bairro Amizade (presidente Idineide) foi a maior campeã do Troféu Imprensa, levando 7 dos 10 quesitos: Melhor Interprete (Matheus Gaúcho, também interprete da União de Maricá e um dos interpretes da Viradouro, campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 2020), Melhor Bateria, Melhor Ala de Passistas, Melhor Ala das Baianas, Melhor Samba (Wagner Mariano, Rafael Mister M e Celso Branco) e Melhor Escola.

OBS: Depois de receber algumas mensagens e questionamentos, informando que a Unidos do Saco das Flores não tinha ALA DE PASSISTA,  quesito que deveria ser julgado pelo júri e em conversa com o presidente da LACAM – Sr. Bruno Jorge que prestou os devidos esclarecimentos dando luz e correção aos fatos, o  presidente do júri resolveu verificar o vídeo do desfile da escola e constatou que a escola realmente não possuía a ALA , e vinha somente com RAINHA DE BATERIA, PRINCESA , E DESTAQUE DE CHÃO, que não configura ALA,  pois uma ALA deveria conter vários componentes uniformizados. Sendo assim, o presidente repassará está premiação para a SEGUNDA COLOCADA na pontuação geral e explicou que o júri por não ser técnico, não soube ter a devida análise do que seria uma ALA DE PASSISTAS, considerando apenas a presença de passistas nas agremiações, mas ainda assim, parabeniza a escola pelo grande desfile.

ACADÊMICOS DE ARAÇATIBA

A tradicional escola do bairro de Araçatiba (presidente Adimilson Souza), veio com o enredo "Bendita és tu mulher, uma história singular, as damas de Maricá".

Dos 50 minutos previstos para o desfile, a escola usou pouco mais de 25 minutos (*), e se apresentou com  a garra que tanto marcou sua história. Destaque para a eterna Rainha do Carnaval e Rainha da Bateria, Rosana Barbosa. 

(*) As informações técnicas sobre o desfile foram fornecidas pelo Sr. Amaral - Presidente da Comissão Permanente do Carnaval de Maricá, no domingo à tarde, durante a entrega das notas ao presidente da LACAM, Sr. Bruno Jorge, feita pelo diretor de comunicação da AIM (Pery Salgado).


Ainda Sobre o quesito MELHOR ALA DE PASSISTAS, algumas considerações precisam ser feitas para que não paire dúvidas. O júri do Troféu Imprensa foi composto por pessoas representantes das principais mídias de Maricá e são soberanos em suas análises, deixando claro, que nenhum deles é técnico de carnaval. O troféu Imprensa é uma análise e avaliação popular, sentimento do jurado com avaliação também do sentimento popular demonstrado pelas “arquibancadas” durante o desfile, mas, foi esperado um mínimo de critério e bom senso dos julgadores.

O presidente do júri Pery Salgado, aproveitou para desde já, incluir para o próximo desfile, os quesitos, MELHORES FANTASIAS e MELHORES ALEGORIAS E ADEREÇOS.

Também agradeceu  o convite da LACAM para o retorno do Troféu Imprensa, e pedindo desculpas pelos erros seus e do seu corpo de jurados, afirmou que estará sempre atento para fazer com que tal premiação mereça cada vez mais respeito e consideração de todos, lembrando que neste ano, no retorno do desfile das escolas de samba de Maricá, o troféu teve enorme importância, por ser o único prêmio em disputa.

A entrega será feita em 11 de abril, em local a ser definido pela LACAM e Secretaria de Turismo, com a presença dos agraciados.