segunda-feira, 9 de março de 2020

ASSOCIAÇÃO DE IMPRENSA DE MARICÁ ASSINA NOTA DE REPÚDIO AO VEREADOR RICARDINHO NETUNO


Um episódio no mínimo lamentável deixou a classe dos profissionais de imprensa de Maricá ingnados, quando o vereador Ricardinho Netuno (Patriotas), na tribuna durante a sessão da Câmara de Maricá na quarta feira 04/3, disse que PARTE DA IMPRENSA de Maricá estaria vendida.

O fato de imediato levou alguns vereadores a discodarem e o lider do geverno - Fabricio Bittencourt, repudiou tal fala.

A imprensa se mobilizou e em mais uma reunião feita com o secretário de comunicação - Olavo Noleto, na tarde da quinta feira 05/5, falaram sobre o assunto, pedindo maior união para a classe e informaram que seria feito uma nota de repudio à fala do vereador Ricardinho Netuno, à ser lida na sessão da Câmara, provavelmente na segunda feira 09/03.

Segue abaixo o ofício em inteiro teor, assinado pelo diretor de comunicação da AIM (Associação de Imprensa de Maricá) - Pery Salgado e pelo presidente da entidade - Paulo Celestino.

CÂMARA DE VEREADORES DE MARICÁ

Ao Presidente Vereador Aldair Nunes Elias
Ao 1º Secretário Vereador Marcus Toseli


A AIM (Associação de Imprensa de Maricá), vem mui respeitosamente solicitar a esta egrégia Casa de Leis, que seja lido do expediente da próxima sessão (09 de março – segunda feira), a NOTA DE REPÚDIO desta entidade legal e representativa dos profissionais de imprensa deste município, em virtude da fala do vereador Ricardo Magalhães Garcia Gutierrez (Ricardinho Netuno – Patriotas) na sessão da quarta feira 04 de março, quando em tribuna, afirmou que a imprensa de Maricá estaria “vendida” à Prefeitura Municipal de Maricá. Em ato contínuo, tentou corrigir sua lamentável afirmação, dizendo que apenas PARTE DA IMPRENSA estaria “vendida”, em troca de “supostos benefícios” e cargos para familiares destes profissionais de imprensa, informando inclusive, que um determinado profissional, que tem esposa com matrícula na prefeitura, estaria impedido de adentrar na Câmara de Maricá, chamando inclusive em tom pejorativo não de jornalista, mas de JORNALEIRO, depreciando inclusive a classe destes profissionais que negociam e vivem da venda de jornais, revistas e similares para compor sua renda mensal, trazendo prejuízo e danos à toda imprensa de Maricá.

Solicitamos pois, que a NOTA DE REPÚDIO que se segue, seja lida em plenário, durante o expediente desta Casa de Leis, na sessão de 09 de março, onde, representantes da AIM estarão presentes, para manifestar o seu desagravo quanto à atitude do vereador, fato que se repete, pois não é a primeira vez que o edil se refere à imprensa em tom pejorativo. Segue a nota de repúdio:



NOTA DE REPÚDIO AO VEREADOR RICARDO GUTIERREZ (Ricardo Netuno)

A AIM, ASSOCIAÇÃO DE IMPRENSA DE MARICÁ entidade legal e representativa dos profissionais de imprensa do nosso município, com sede à Rua 47 nº 830 – Jardim Miramar, vem por meio desta, lamentar e REPUDIAR a fala reincidente do Vereador Ricardinho Netuno na sessão desta egrégia Casa de Leis, na quarta feira 04 de março, quando se referiu à IMPRENSA de Maricá, como vendida à Prefeitura Municipal. Apesar de em ato contínuo, ter tentado corrigir seu gritante erro, referiu-se a “apenas” PARTE DA IMPRENSA, mas denegriu também a classe de jornaleiros, ao dizer que não sabia se o “JORNALISTA ou JORNALEIRO” teria feito uma matéria ao seu ver, negativa à sua imagem.
É bom deixar claro que é direito dos veículos de imprensa receber atos e informes publicitários advindos da órgãos públicos constando e garantido pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica do nosso município, sem que com isso, seja declarado o apoio formal à Prefeitura de Maricá. Estes atos e informes publicitários (propaganda institucional) são geridos através de contratos entre os veículos, uma agência reguladora contratada pela Prefeitura de Maricá, e da própria Prefeitura. Estes atos em momento nenhum trata-se de promoção pessoal do executivo ou do legislativo municipal, e sim, um informe orientador para a população do nosso município, razão da existência dos vários meios de comunicação da nossa cidade.
No nosso município, onde recentemente tivemos os fatos lamentáveis das mortes de dois reconhecidos profissionais de imprensa (fatos estes relatados em mídias de todo o país e até mesmo em reuniões de entidades representativas do Brasil e do exterior, inclusive na ONU – Organização das Nações Unidas), é imperativo que, TODOS OS PROFISSIONAIS DE IMPRENSA DE MARICÁ, tenham respeito, segurança e consideração pelo trabalho realizado em todas as esferas, da mesma forma que estes profissionais respeitam e admiram o trabalho executado por esta Casa de Leis e por todos os seus Edis.
Encerrando, solicitamos que fatos como este não mais venham acontecer na Câmara Municipal de Maricá, ou se, por outra, vierem a acontecer, por descontentamento pessoal ou coletivo dos vereadores, que seja mencionado diretamente o veículo ou o profissional autor de tal importuno.
Sem mais para o momento, a AIM se coloca à disposição da presidência desta Casa de Leis e de todos os vereadores, para juntos, construirmos com SEGURANÇA E RESPEITO, uma Maricá melhor.