sábado, 9 de fevereiro de 2019

CANAL DA BARRA VOLTA A VIRAR POINT E DIVERSÃO PARA TODA A FAMÍLIA


Após o fechamento natural na quinta-feira (07/02), o canal da Barra de Maricá foi reaberto nesta sexta-feira (08/02) pela autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) e no sábado de sol forte (09/02) foi a alegria de crianças, famílias e visitantes de Maricá. Desde as primeiras horas do dia, diversas famílias armaram suas barracas de praia e passaram o dia no entorno do canal. A reportagem do Barão de Inohan esteve no local por volta das 17 horas e pode ver a quantidade de famílias que ainda chegavam, para aproveitar o início da maré alta, que começou a levar mais grande quantidade de água e vida para as lagoas de Maricá.


Um fato que chamou atenção foi a enorme quantidade de peixes que a maré jogava para dentro da lagoa, o que fez a alegria das crianças e festa para todos que brincavam e tentavam pegar os peixes para garantir o almoço de domingo (confira o vídeo).



Dez máquinas continuam movimentado a areia para entrada de água do mar na lagoa. O presidente da Somar, Renato Machado, e o secretário de Cidade Sustentável Helter Ferreira acompanham o trabalho de oxigenação do sistema lagunar.

Renato Machado presidente da SOMAR

Segundo o presidente da Somar, o canal está 10 cm acima do nível do espelho d’água desde o início dos trabalhos, no dia 31/01. “Já tinha considerado 10 cm ideal para oxigenação da lagoa. Conseguimos fazer muito peixe e camarão entrar na lagoa, tem uma renovação muito boa da água. Circulei hoje (sexta-feira) de São José a Ponta Negra e a gente percebe que todo lugar já tem água renovada, mas em alguns ainda não estão no nível ideal. Por isso continuamos o trabalho e acredito que 15 cm seja suficiente para a oxigenação do sistema lagunar”, afirmou Renato Machado. “Assim que atingir esse nível a gente para e fica monitorando, mas se tiver nova estiagem a gente retorna o trabalho”, adiantou.

Já o secretário de Cidade Sustentável disse que a abertura do canal foi fundamental para a recuperação do sistema lagunar. “Esse é o pulmão (lagoa da  Barra) do nosso sistema lagunar e com essa estiagem toda estava precisando deste respiro de águas novas. Essa abertura foi fundamental para a recuperação da lagoa. Isso é a vida lagunar voltando, com o pescado e oxigenação”, destacou Hélter Ferreira (foto abaixo).