No início da noite da terça feira 04 de julho, presidentes de escolas de samba de Maricá, estiveram reunidos com o secretário de turismo – Robson Dutra, para tratar e fechar questão sobre o integral apoio desta secretaria à criação da nova liga que reúne as escolas de samba do município de Maricá, já visando os festejos de Momo nos desfiles de 2018, que acontecerão no último final de semana de julho, em lei do vereador Dr. Felipe Auni, aprovada e promulgada pelo prefeito Fabiano Horta.
A iniciativa, além de trazer de volta a alegria do verdadeiro carnaval maricaense (que já possui o segundo melhor carnaval do estado, segundo informações da própria LIESA), irá gerar centenas e novos empregos diretos e indiretos, além de trazer um novo tipo de público para Maricá, numa época de pouco incremento turístico.
Na reunião, ficou acordado também que as entidades que formarão a LACAM – Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá, farão um calendário de eventos que contarão com shows e a tradicional feijoada – para arrecadar fundos para o desfile em 2018, com total apoio da secretaria de turismo.
Robson Dutra afirmou que é mais um grande evento para o calendário municipal, que está sendo revitalizado pela sua secretaria e sua equipe.
Já Alexandre Oliveira, disse que foi a vitória do samba, devido a extinção da ação onde alguma agremiações questionavam a antiga diretoria da AESBEM (Associação de Escola de Samba e Bloco de Maricá). Na decisão da juíza Leticia Ferreira Michelli da 1ª Vara Cível de Maricá, ela relatou:
“... Que todas as ações possuem o objetivo de reativar as respectivas escolas de samba e, posteriormente, a Associação respectiva (AESBEM). Ouvidos informalmente, pelo Sr. Alexandre de Oliveira foi dito que: Poderiam convocar eleições gerais para as Diretorias através de publicações nos jornais e divulgação local. Que com esta eleição regularizariam as respectivas atas e, posteriormente, reativariam a associação. Por todos os presentes foi dito que concordam com a nomeação do Sr. LUCIVALDO RAMOS CRUZ como administrador provisório da associação. Pelo MM Juiz foi proferido a seguinte SENTENÇA: Trata-se de demanda em que as respectivas agremiações solicitam a nomeação de administrador provisório para a convocação das eleições. É O RELATÓRIO. DECIDO. Mostra-se patente a falta de interesse processual, condição da ação no presente feito, visto que as agremiações aqui listadas podem regularizar seus quadros através de vias próprias e democráticas, sendo desnecessária a intervenção judicial a justificar o prosseguimento do feito. Isto posto, JULGO EXTINTO O PROCESSO SEM RESOLUÇÃO DO MÉRITO, com fundamento no art. 485, VI, do NCPC. Com o trânsito em julgado, dê-se baixa e arquive. Defiro JG. Sem custas e honorários. Intimados os presentes, publicada em audiência. LETÍCIA D'AIUTO DE MORAES FERREIRA MICHELLI Juíza em Exercício”.
Foi a vitória do samba
Com isso, as escolas que formarão a LACAM, farão em 30 dias as eleições de suas diretorias, para posteriormente, fazerem a eleição para a constituição da diretoria da NOVA LIGA, que irá gerir os desfiles de carnaval de Maricá.
Participaram deste encontro que entrou para a história de Maricá, as seguintes agremiações:
União do saco das Flores, Acadêmicos de Araçatiba, Camisa Azul e Branco, Inocentes de Maricá, Herdeiros de Maricá, Guerreiros da Amizade, União Imperial e União Pedreirense.