quarta-feira, 12 de julho de 2017

MARICÁ HOMENAGEIA A ESCRITORA CONCEIÇÃO EVARISTO


Foi no inicio da noite da terça feira 11 de julho, no CEU - Centro de Educação Unificado - em Itapeba, o encontro promovido pelo Movimento Negro Unificado, com apoio das secretarias de cultura e educação e organizado pela professora Márcia que homenageou a escritora Conceição Evaristo.
Autoridades e convidados foram recebidos pelos organizadores com um belo buffet e por volta das 19 horas, com a chegada de Conceição, os trabalhos foram iniciados.


Conceição nasceu numa favela da zona sul de Belo Horizonte, vem de uma família muito pobre, com nove irmàos e sua mãe, e teve que conciliar os estudos trabalhando como empregada doméstica, até concluir o curso normal, em 1971, já aos 25 anos. Mudou-se então para o Rio de Janeiro, onde passou num concurso público para o magistério e estudou Letras na UFRJ. 


Na década de 1980, entrou em contato com o grupo Quilombhoje. Estreou na literatura em 1990, com obras publicadas na série Cadernos Negros, publicada pela organização.
É mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense.Suas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio, de 2003, abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe. 


A obra foi traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos em 2007. Atualmente leciona na UFMG como professora visitante.Conceição Evaristo é militante do movimento negro, com grande participação e atividade em eventos relacionados a militância política-social.
Este ano, ela estará sendo homenageada na FLIP - Feira Literária Internacional de Paraty.

Joyce Amaral - Beleza Negra 2016, Conceito Evaristo e
Monica Brione - Miss Maricá Senior