A praça Orlando de Barros Pimentel em breve ficará livre do elefante branco que nestes anos todos de sua existência foi muito pouco usado e (mal usado, por concentrar uma grande horda de viciados em várias drogas, além de ser ponto de encontros amorosos entre estudantes. Estamos falando do anfiteatro municipal, construído no governo Ricardo Queiroz, como uma grande obra, acolhendo na sua parte inferior a biblioteca municipal (sem condições de armazenagem dos inúmeros livros além das péssimas condições de trabalho no local.
Segundo informações, o "elefante branco" em breve será demolido. Setores da prefeitura estõ apenas aguardando aguardando a decisão do prefeito para onde irá a biblioteca municipal que fica na parte de baixo do anfiteatro. A casa de Concessa Colaço no Flamengo foi adquirida pela prefeitura e ira virar um museu e sede da cultura de Maricá, mas não há certeza se a biblioteca municipal irá para este local. Assim que acontecer a mudança, o anfiteatro virá abaixo.
Outro prédio que sairá da praça será o da Casa Digital. Em estilo futurista (feito através de módulos), o prédio poderá ser transferido para outro local, fazendo com que a praça fique apenas com o prédio tombado da Casa de Cultura, exigência do IPHAN (Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que proíbe prédios de qualquer natureza a menos de 200 metros de um prédio tombado pelo instituto.