A limpeza de terrenos baldios na cidade foi tema de debate entre os vereadores na sessão desta quarta-feira (03/04). O vereador Rony Peterson (PR) explicou que estão ocorrendo casos de violência na cidade por conta do mato alto e aparente abandono desses espaços. O presidente da Casa, Aldair de Linda (PT), explicou que tem se reunido com autoridades competentes para tomar providências com relação aos terrenos abandonados.
Rony aproveitou para comentar que se reuniu com o secretário Municipal de Segurança, Celso Netto, que comunicou que em poucos dias serão instaladas sinalizações horizontais e verticais entre Itapeba e Parque Nanci. Um redutor de velocidade também deverá ser implantado no local. Peterson acrescentou ainda que representantes do Hemorio estiveram na cidade e sinalizaram positivamente para o retorno da transfusão de sangue na cidade.
Já o vereador Marcinho da Construção pediu atenção do Poder Executivo para a falta de abrigos de ônibus em Itaipuaçu. Ricardinho Netuno (PEN) trouxe reclamações da população quanto à educação. Ele explicou que muitos universitários da cidade estão sem recarga no bilhete único universitário, além da falta de uniforme e material didático para os alunos da rede municipal. Ismael Breve (DEM) agradeceu a Secretaria Municipal de Saúde pela aquisição do carro fumacê que já está circulando pela cidade.
Segurança - A segurança foi debatida novamente durante a sessão. O vereador Tatai do Sacolão (PTB) contou que na manhã desta quarta-feira, diversas pessoas foram vítimas de uma dupla de assaltantes no bairro de Santa Paula. Ele explicou que o capitão Barreto, responsável pela 6° Companhia da Polícia Militar em Maricá, garantiu que disponibilizará uma viatura entre 5h e 8h durante todos os dias para circular nas vias do bairro. Ele disse ainda que o secretário de Segurança também garantiu que em 45 dias serão instalados os módulos de container em alguns pontos da cidade para inibir ações criminosas.
Ordem do Dia – Foi votada e aprovada em segundo turno a Proposta de Emenda a Lei Orgânica do Município, que altera algumas atribuições do presidente da Câmara de Vereadores. A partir de agora, Aldair de Linda, presidente da Casa, poderá apresentar e discutir projetos, indicações, requerimentos, emendas ou propostas de qualquer espécie. O Regimento Interno da Casa já prevê a participação do presidente nestes atos.
Também foram votadas e aprovadas algumas moções de autoria do vereador Ricardinho Netuno a militares do Corpo de Bombeiros de Maricá. São eles, o 2º sargento do Corpo de Bombeiros, Alan Pessanha da Silva; ao subtenente Ivanildo Sodré a Silva; ao cabo Carlos Eduardo Ferreira do Nascimento e ao subtenente Luís André Pereira de Souza. O capitão Marcelo Barreto, da 6ª Companhia de Policiamento também recebeu moção de aplausos do vereador Felipe Paiva.
Foi votado também o Projeto de Lei número 19/2017 de autoria do vereador Filippe Poubel (DEM)que torna obrigatória a fixação de lista de profissionais da saúde em estabelecimentos públicos. A lista deve estar visível para que a população saiba quem são os profissionais da unidade. Poubel explicou que o projeto é importante para inibir o "vício" de ausências de profissionais da saúde. O presidente da Câmara colocou em votação o PL será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final. Treze vereadores votaram favoravelmente ao parecer do relator Felipe Auni (PSD).
Indicações simples e ofícios - Do total de 40 indicações simples, sua maioria pedia limpeza de via,pavimentação e melhoria na iluminação pública. Foram encaminhados oito ofícios da Prefeitura de Maricá respondendo indicações dos vereadores.
Fotos: Adriana Reis
--
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Maricá