quinta-feira, 25 de maio de 2017

Morte por suspeita de meningite preocupa vereadores


A morte de uma criança de quatro anos, supostamente por meningite, gerou discussão durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Maricá nesta quarta-feira (24/05). Os parlamentares fizeram um minuto de silêncio no início da sessão em respeito pelo falecimento. Os vereadores Filippe Poubel (DEM) e Ricardinho Netuno (PEN) pediram atenção da Secretaria de Saúde para uma possível epidemia. Já Felipe Auni (PSD) - foto acima, presidente da Comissão de Saúde, explicou que a Secretaria de Saúde investiga mais um caso suspeito envolvendo uma criança de um ano e onze meses.


“Estive na escola onde o garoto estudava e vi muitas mães preocupadas sem saber o que está acontecendo e reclamando da falta de informações. É um caso muito preocupante”, disse Netuno que participou de uma reunião com a Vigilância Epidemiológica na escola. "As mães presentes se sentiram muito fragilizadas porque apenas a turma desse menino recebeu antibiótico para ajudar na imunização. As turmas ao lado que encontraram a criança não tiveram assistência”, afirmou. 

Felipe Auni, presidente da Comissão de Saúde, leu em plenário um ofício enviado pela Secretaria de Saúde sobre o caso. “Foi acordado que seriam feitas orientações e esclarecimentos sobre meningite. Os responsáveis pela escola contataram os pais para irem ao local com carteiras de vacinação para avaliação da equipe. Foi feita medicação de bloqueio em 20 alunos e três professores”, assegurou. 


A demora na divulgação do resultado do exame de sangue despertou a preocupação de Filippe Poubel. "Doze horas depois da entrada é que foram diagnosticar uma suspeita de meningite. Os exames de sangue da nossa cidade estão sendo executados em outro município", afirmou.

Dr. Felipe Auni, apresentou para a reportagem do Barão Inohan, as informações dos procedimentos executados pela secretaria de saúde no caso da meningite.




No início da sessão, o vereador Ricardo Netuno pediu um minuto de silêncio pela morte da criança.