quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

NÚCLEO DE OSTOMIZADOS DE MARICÁ FAZ CONFRATERNIZAÇÃO


O Dia Nacional da Pessoa com Ostomia é celebrado em 16 de novembro, conforme instituído pela Lei nº 11.506/2007. A data visa combater o preconceito e a desinformação, promovendo conscientização, respeito e inclusão para as pessoas que utilizam ostomias (aberturas no abdômen para a eliminação de fezes ou urina). 

Objetivos e importância da data

Combater o preconceito: A data busca desmistificar a ostomia, que ainda sofre com o preconceito, incentivando a empatia e o respeito.

Promover a inclusão: 

Destaca a importância do acesso a cuidados de saúde adequados, como o fornecimento gratuito de bolsas coletoras, e a inclusão social e no mercado de trabalho para as pessoas ostomizadas.

Garantir direitos: Assegura que as pessoas ostomizadas tenham acesso aos benefícios e direitos garantidos por lei, como os previstos para pessoas com deficiência física.

Conscientizar sobre a ostomia: Informa a sociedade sobre a ostomia como um procedimento de saúde que salva vidas, mas que necessita de acompanhamento especializado e cuidados contínuos para garantir a qualidade de vida do paciente. 

Em função do Dia Nacional da Pessoa com Ostomia, o Núcleo de Ostomizados de Maricá coordenado pela Enfermeira Elaine Souza estará fazendo sua festa de confraternização com a presença de palestrantes e das empresas fornecedoras dos insumos para os ostomizados maricaenses. No ato, serão comemorados os 11 anos de criação do Núcleo.

A confraternização acontecerá do auditório da FACMAR (Faculdade de Maricá - UniVassouras) na avenida Roberto Silveira 2082, no bairro do Flamengo ao lado do Território do Futuro, das 08:30 às 13 horas.