Desde que foi criado, vários problemas aconteceram, bárias denúncias vieram à tona, alguns escândalos, nomes de pessoas influentes envolvidas e várias matérias foram feitas pelo jornal Barão de Inohan e por outras mídias em Maricá, além do assunto ter sido citado diversas vezes na tribuna da Câmara (infelizmente apenas por vereadores da oposição).
Como o problema se avolumava, desde 2022, o jornal Barão de Inohan vem sugerindo um grande recadastramento, uma verdadeira peneira para que lojistas e empresas de fora de Maricá fossem descredenciadas, para que pessoas que não precisam receber qualquer benefício fossem excluídas destes, mas nada acontecia e os problemas cresciam. Denúncias até de pessoas mortas e diversos moradores de fora da cidade que ainda recebiam o benefício, fora, aqueles que em época de eleição vinham até Maricá para trocar o endereço eleitoral em troca de um Cartão Mumbuca (e pasmem, oferecido sim por vereadores e por pessoas do executivo municipal).
Com a exclusão do sistema E-Dinheiro e o início do uso do novo aplicativo, um primeiro recadastramento foi feito, mas os problemas ainda continuavam e FINALMENTE o prefeito Washington Siqueira (o Quaquá), mandou (sim, MANDOU) que uma grande peneira e um total RECADASTRAMENTO fosse feito, INDO ÀS RESIDÊNCIAS dos beneficiários para confirmar a necessidade, existência e titularidades.
Em sua rede social, escreveu:
Ações para atender a quem mais precisa!
"Estou aqui ao lado do Matheus Gaúcho, secretário de Economia Solidária, para falar sobre o início das visitas de casa em casa para os beneficiários dos programas sociais da prefeitura, em especial do Renda Básica da Cidadania.
Em seis dias, visitamos 168 famílias. Destas, apenas 87 foram encontradas. Vinte e oito beneficiários estavam ausentes, 34 endereços não foram localizados, foram 12 mudanças de endereço, 3 solicitações de reagendamento e 1 pedido de troca de titularidade. Além disso, registramos que três pessoas mortas continuavam recebendo o benefício.
Estamos fazendo visitas de casa em casa para identificar cada família de Maricá. Queremos ver cada potencialidade, cada necessidade. Não queremos cortar benefícios e sim melhorar a forma como nós atendemos as pessoas e as famílias. O que não podemos é ter gente que não precisa, recebendo no lugar de quem precisa.
Estamos fazendo um esforço para gerar empregos em Maricá, para que ninguém depende de benefício do governo para viver com dignidade. E investindo recursos públicos para melhorar a saúde, a educação, o saneamento, a segurança pública. Vamos juntos por uma Maricá cada vez melhor para sua gente!"
Aproveitando para fazer uma correção na fala do prefeito: a população não quer só EMPREGO, mas sim, TRABALHO, reais oportunidades de trabalho, para gerar renda, sem 'cabidaços', sem favorecimentos. Que 2026 nos traga bons ventos!







