terça-feira, 16 de dezembro de 2025

2ª FESTA DO ZÉ PILINTRA DA ESTRADA FOI LINDA, MAS NÃO TEVE NENHUM APOIO OFICIAL

 


A bela festa em homenagem a malandragem na figura maior do Sr. Zé Pilintra da Estrada, aconteceu em sua segunda edição no sábado 13 de dezembro na rua 90 em Cordeirinho, local da 1ª Festa, mas ao contrário do que veiculou a secretaria de comunicação da prefeitura, evento NÃO TEVE NENHUM APOIO OFICIAL.

A segunda festa do Sr. Zé Pilintra da Estrada começou com grande atraso. Marcada para às 18 horas, somente após às 19 horas que a festa tomou rumo (não devemos esquecer a responsabilidade com toda a espiritualidade envolvida, que na hora marcada já estava lá).

O belo altar em reverência à Zé Pilintra estava ornamentado ao centro do local do evento. Público chegando aos poucos (foi menor em comparação a primeira edição), expositores se acomodando, e as giras começando, além de outras várias apresentações em homenagem a malandragem.

Foi uma noite linda, com muito axé, onde após a festa destinada à Zé Pilintra da Estrada, ainda contou com sambas concorrentes do Bloco da 90, que acabou varando a madrugada.

A nota triste porém e que deixou todos indignados - principalmente os organizadores (Ilma Brito do Centro Cultural Oju Omi e Gilson Lira, presidente do Bloco da 90 e da LACAM), foi a AFIRMAÇÃO de que a prefeitura através da secretaria de Direitos Humanos teria dado apoio ao evento.

No domingo, a reportagem do Barão de Inohan esteve com Gilson e Ilma em mais uma edição do PRA SAMBAR NA 90 com o grupo 'Pra Sambar Júnior' e os dois afirmaram que a prefeitura e qualquer secretaria do executivo municipal deram qualquer apoio.

"Desta vez até os banheiros químicos nós tivemos que alugar. O som foi nosso, as mesas foram nossas, a estrutura foi nossa, tudo foi nosso. Somente uma pessoa que se identificou sendo da comunicação da secretaria de direitos humanos apareceu para tirar algumas fotos, fazer entrevistas que nem isso foram publicadas", comentou Gilson, presidente do Bloco da 90.

Até mesmo o nome do fotógrafo Elsson Campos (que não esteve no evento), foi usado para créditos das fotos (mas como era um evento espírita, talvez tenha estado em espírito e não fisicamente).

Mas, esquecendo este fato lamentável da prefeitura, a segunda edição da festa do Zé Pilintra da Estrada aconteceu com muito axé, música, dança cigana, roda de samba da malandragem, artesanato e outras atividades com foco na divulgação e promoção da cultura e da fé.

Segundo Ilma Brito do Centro Cultural Oju Omi, o evento teve como objetivo a divulgação da arte e cultura e a valorização do povo de terreiro na cidade, levando em consideração o número de afrodescendentes no município.

N.R.: Só uma dica para aqueles que não acreditam e não dão o devido respeito a espiritualidade e as entidades: NÃO PROMETAM e NÃO MINTAM para elas ou sobre elas. Normalmente o resultado não é bom. E seu Zé merece muito mais!

Confira as fotos da 2ª Festa de Zé Pilintra da Estrada, acessando https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1419460759913160&type=3

Confira também as fotos de mais uma edição do projeto VEM PRA SAMBAR NA 90 acessando https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1419464639912772&type=3