sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

LAGOA DE ARARUAMA REVIVE: uma boa aula para o executivo maricaense (Globo Repórter na integra)

A Laguna de Araruama (língua tupi: Arara'y'u-aba, «lugar de as araras beberem água») é um corpo d'água localizado no estado do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos. É tão grande que até a década de 60 era chamada de Baia de Araruama. Estende-se pelos municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

É a maior massa de água hipersalina em estado permanente no mundo, superando outros corpos d'água hipersalinos de destaque como o Grande Lago Salgado, Lago Coorong, Lago Enriquillo e a Lagoa Ojo de Liebre.

A laguna está a 120 km da cidade do Rio de Janeiro, a partir da qual o acesso à laguna pode ser feito pela Rodovia Mário Covas (BR-101), até Rio Bonito, e a partir daí pela Via Lagos (RJ-124). 

Outra via de acesso é a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), estrada litorânea que tem início em Niterói que cruza Maricá, como também pela Estrada de Praia Seca (RJ-102), na altura de Saquarema.

Esta edição mais do que especial do GLOBO REPÓRTER, mostra a laguna que na década de 70 estava morrendo, hoje revivendo, com 80% de sua enorme área já revitalizada.

Mas não foi fácil. Muito dinheiro, muita vontade, muitos anos, muito trabalho. Um belíssimo exemplo para o executivo de Maricá aprender como deve ser feito na revitalização das nossas lagoas.