A manhã da sexta feira 05 de dezembro, no auditório da FACMAR (Faculdade de Maricá - UniVassouras no bairro do Flamengo), aconteceu a festa anual de confraternização do NÚCLEO DE OSTOMIZADOS DE MARICÁ, capitaneado pela Enfermeira Elaine de Souza.
Na ocasião, foram comemorados os 11 anos de existência do Núcleo e Elaine de modo magnífico e emocionante contou a história da criação, todos os problemas e percalços para chegar ao que é hoje, sabendo que muita coisa ainda precisa melhorar, mas tendo a certeza que o trabalho é feito com enorme carinho e zelo por toda equipe que é composta pela Assistente Social Lucia Maria Vianna, pela assistente administrativa Luana Peixoto, pela enfermeira Luciana Soares, pelo médico José Roberto Barquete e pela psicóloga Valéria Riscado (foto acima).
Após a apresentação da história (com direito a fotos do acervo), Elaine convidou o Eng. Jorge Spencer criador da Associação de Ostomizados de Maricá (2005) que com sua luta e do grupo inicial deu origem ao Núcleo de Ostomizados de Maricá, após ganhar várias batalhas na justiça contra a prefeitura de Maricá.
Spencer que participou também da criação da ABRASO (Associação Brasileira dos Ostomizados) que trabalha para articular políticas públicas, garantir o fornecimento de equipamentos e materiais (como bolsas e placas) e promover a conscientização sobre a realidade das pessoas com ostomia.
A ABRASO foi crucial para que a ostomia fosse incluída como deficiência física, garantindo benefícios como cotas, transporte gratuito e acesso a serviços de saúde.
Uma de suas bandeiras é a criação de banheiros públicos adaptados para a higienização das bolsas, um grande desafio para os ostomizados e ai, mais uma vez Spencer aparece na história criando o primeiro vaso sanitário para uso das pessoas com estomias, sendo patenteado, fazendo parte da ABNT e sendo o seu projeto usado hoje no mundo inteiro.
Confira o vídeo onde Spencer conta como criou o vaso sanitário para os ostomizados:
Após a fala de Spencer, Elaine chamou Erica, que falou da sua superação e da retirada da estomia.
Dando prosseguimento, o jornalista Pery Salgado (ostomizado desde novembro de 2020), fazendo uso da palavra, começou saudando Elaine, o amigo Spencer que reiterou ser uma referência para os ostomizados do Brasil e em especial de Maricá, e mais uma vez lamentou a ausência do secretário de saúde ou de qualquer outro representante da secretaria de saúde (e do executivo e legislativo municipal) que deveriam estar ali, para ver e saudar um grupo de apenas 3 profissionais (por vezes 6) que fazem um trabalho de excelência, deixando claro que não há necessidade de um grande número de 'profissionais', mas sim de PROFISSIONAIS que realmente se dedicam, gostam e SABEM O QUE E COMO FAZER.
Falou dos cuidados não só no atendimento, mas na escolha dos produtos ofertados aos ostomizados (deixando claro que em Maricá neste segmento se sente no 1º mundo), desde a escolha das empresas, do processo licitatório, do acompanhamento, chegada, armazenamento e distribuição além do atendimento direto aos pacientes.
O próximo a falar foi Allan (51), que por má formação congênita, é ostomizado desde o terceiro dia de vida, mas a condição não o prendeu, e sim, o fez aprendera viver normalmente e plenamente. Já no terceiro casamento, hoje tem uma filha linda com a atual esposa (20 anos mais nova) e declarou que sua vida (dentro do quadro), é a mais normal possível.
Dando prosseguimento, Elaine chamou as representantes das empresas que hoje fornecem materiais para o Núcleo de Ostomizados de Maricá:
Monique da Holister...
Bruna da Coloplast...
e Luana e Aline da Convatec. Além das suas apresentações, as três representantes expuseram e apresentaram os produtores fabricados pelas marcas para as pessoas ostomizadas.
Após essas apresentações, um laudo coffee break foi servido aos participantes da confraternização pelos 11 anos do Núcleo de Ostomizados de Maricá.
Cafés, chocolate quente, refrescos, frutas, biscoitos, pães, sanduiches, bolos e frutas diversas estavam no cardápio oferecido pelo CEMPES através do Mega Buffet de Inoã.
Após o coffee break, Elaine deu prosseguimento às atividades recebendo a Enfermeira Estomaterapeuta - CAMILA CANTARINO NASCENTES, da BEM CUIDAR ESTOMATERAPIA (21 99793-0190, responsável pela criação e implantação de diversos núcleos de atendimento em vários cidades da região metropolitana e litorânea do estado do Rio de Janeiro.
Camila contou a história da ESTOMIA (ou OSTOMIA), os cuidados, como lidar com o problema, os diversos tipos, tratamentos, tirando dúvidas de uma forma bastante lúdica à todos os participantes do encontro.
E ao final, ouviu mais algumas histórias de superação, onde a mais marcante foi do atleta pcd e professor de educação física, Sr. Luiz Claudio (foto acima).
Foi uma manhã magnífica, de muita confraternização mas principalmente de muito aprendizado e agradecimento à equipe que nos ajuda a ter uma excelente qualidade de vida, afinal, EXISTE SIM VIDA, ALÉM DA OSTOMIA!
Confiar as fotos do evento acessando: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1412654103927159&type=3



























