segunda-feira, 3 de novembro de 2025

TCE barra acordo e Águas do Rio aumentam tarifa em até 15%


 A concessionária Águas do Rio publicou no sábado (01/11), o reajuste na tarifa do fornecimento de água no Rio e locais atendidos pela concessionária. O aumento sofreu o impacto de uma decisão do TCE - Tribunal de Contas do Estado, que barrou o acordo entre a empresa, a Cedae e o governo estadual que compensava a Águas do Rio por despesas que, segundo o contrato, seriam de responsabilidade do Estado. 

O acordo, derrubado pelo conselheiro José Gomes Graciosa, previa o pagamento de R$ 900 milhões da Cedae à concessionária, por erros nos dados do edital de concessão.

A decisão foi tomada em ação impetrada pelos deputados estaduais Luiz Paulo (PSD) e Jari Oliveira (PSB); e considerou que, apesar da concessionária alegar ter encontrado uma cobertura de tratamento esgoto menor do que a estipulada no edital de licitação, esses questionamentos deveriam ter sido feitos ainda durante a concorrência.

Cedae e Águas do Rio

O que havia sido combinado é que a Cedae daria um desconto de 24,13% no fornecimento à Águas do Rio, para reequilibrar o contrato, já que existem sérias divergências entre os índices de cobertura informados na modelagem da concessão e a realidade encontrada pela concessionária. Como não haverá mais desconto, a conta cairá no bolso do consumidor e já está valendo desde o primeiro dia do mês de novembro, em comemoração literal ao Novembro Azul.