Na tarde/noite da quarta feira 12 de novembro, aconteceu a III MOSTRA DE CULTURA AFRO IFF, reunindo diversas atrações, palestras, expositores, muito aprendizado e confraternização.
O evento foi literalmente MAGNÍFICO (NKANIGBEGA, magnífico em Iorubá), e poderíamos encerrar a matéria aqui, pois seria o suficiente para descrever a beleza e a grandeza deste grande trabalho organizado pela professora Cecília Pereira e equipe de coordenadoras, auxiliares e alunos. Mas como infelizmente nem todos puderam estar presenciando a magnitude da Mostra de Cultura Afro, vamos 'tentar' descrever o que foi e o que aconteceu.
Desde às 12:30h, expositores começaram a chegar ao auditório do IFF - Instituto Federal Fluminense às margens da RJ 114 (Maricá x Itaboraí), no bairro da Saúde. Por volta das 14:20, foi dado início ao evento com Thamiris Araújo (coordenadora do curso de guia de turismo do Projeto FORMATEC - Maricá + técnica, parceria entre o ICTIM e o IFF Maricá) - dando boas vindas e abrindo a Mostra.
Thamiris chamou a professora Cecília Pereira que deu boas vindas aos presentes passando a palavra para o diretor da instituição de ensino - Mendel Aleluia que saudando todos, falou da importância da Mostra de Cultura.
Dando continuidade, a programação prevista começou, com a palestra/aula da professora, pesquisadora e Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira Cecília Pereira, com o tema: “Turismo e Relações Étnico-Raciais: o direito ao lazer na sociedade pós-escravocrata”.
A seguir, a maravilhosa apresentação da Associação Cultural de Capoeira Quilombo Nagô, que animou e arrancou aplausos de todos, que participaram ativamente da apresentação.
Após a apresentação da Associação Cultural de Capoeira Quilombo Nagô, alunos da turma M2 concomitante apresentaram o vídeo sobre FALAS RACISTAS.
Após o vídeo, Cecília convidou alguns expositores presentes, para que se apresentassem falando dos seus trabalhos e técnicas utilizadas.
Em sua fala, o artista plástico Everaldo Rocha, trouxe uma tela onde quem quisesse, poderia participar da criação e pintando e dando formas à mesma.
Após essas apresentações, Cecília chamou o intervalo para que alunos e demais presentes fizessem a integração com todos os expositores da III Mostra de Cultura Afro, onde puderam ver, conversar, interagir, criar, ouvir histórias e saborear quitutes oferecidos e vendidos na Mostra.
Após o intervalo, foi a vez do Mestre em Letras Neolatinas, Gabriel Poeys, ministrar a palestra - “Justiça Encapuzada, Wakanda e Blade: como heróis negros modificam o meio e a mensagem.”
A seguir, a turma M2 subsequente, apresentou “Mulheres que inspiram: raízes fortes, flores negras”
Por volta das 19 horas e após mais um intervalo onde as novas turmas presentes puderam interagir com os expositores e também participar e concluir a obra conjunta de Everaldo Rocha, aconteceu a roda de conversa com o tema "Interseccionalidade e protagonismo: O papel da nossa atuação na luta das mulheres negras".
A roda de conversa sobre o tema, contou com a participação da Deusa do Ébano Soraia Souza - Rainha do Bloco Afro Ilê Aiyê, da advogada Luciane Mourão - Presidente da Comissão OAB Mulher - RJ, da dançarina e aluna do IFF Jeane Xavier, Ricardo Teixeira - Diretor da Unegro Maricá e o aluno Ricardo Soares.
A III Mostra de Cultura Afro já chegando ao seu final, contou a belíssima apresentação de dança com Barone, Jeane Xavier e Barby Urrutia.
Cecília entrevistada com exclusividade para o Barão de Inohan e Culturarte, falou da sua emoção e felicidade pela conclusão da III Mostra de Cultura Afro IFF, e o jornalista Pery Salgado, afirmou que na quarta edição a Mostra de Cultura Afro não será apenas do IFF e sim de Maricá, e se possível itinerante, indo aos quatro distritos.
Entenderam o porque que bastaria apenas uma palavra para definir a grandeza e beleza da III Mostra de Cultura do IFF?
NKANIGBEGA
MAGNÍFICO!!!
Confira as fotos do evento acessando: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4283844355232095&type=3
III MOSTRA DE CULTURA AFRO IFF
Organizado por Comissão do Evento III Mostra Afro do IFF Maricá:
Idealizadora: Professora Cecília Pereira.
Organizadores: Coordenadoras Beth França e Thamires Araújo, professora Cecília Pereira, turmas M2 Concomitante e subsequente (disciplina arte e cultura) e a aluna Jeane Xavier da turma M3 subsequente.
Apoio: Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e Empório Ipiatti.
Registros fotográficos e em vídeos: Jefferson Jeffotografo (fotógrafo), Elsson Campos (fotógrafo) e Pery Salgado (jornalista).
Divulgação: Jornal Barão de Inohan e Informativo CULTURARTE
























