domingo, 23 de novembro de 2025

MORRE O JORNALISTA RICARDO VIEIRA FERREIRA

Jornalista, fundador do Maricá em Foco e ex-secretário municipal de Transportes, inimigo voraz do atual prefeito Washington Siqueira (o Quaquá)


O radialista e jornalista Amaro Barros, enviou à redação do jornal Barão de Inohan, nota de falecimento do nosso companheiro Ricardo Vieira Ferreira. Diz a nota:

"Com profundo pesar, comunico o falecimento do meu dileto amigo, jornalista Ricardo Vieira Ferreira, ocorrido na manhã de hoje (domingo 23/11). Ricardo estava internado há cerca de duas semanas e, apesar dos esforços médicos, não resistiu.

Figura marcante da vida pública de Maricá, Ricardo destacou-se pela combinação rara de coragem, independência e espírito combativo. Como fundador e diretor do Jornal Maricá em Foco, tornou-se referência local na fiscalização do poder público, denunciando irregularidades e defendendo com veemência a transparência e o interesse da população.

Ricardo também teve papel político no município. Após contribuir para a eleição da administração municipal que assumiu em 2009, foi convidado para ocupar a Secretaria Municipal de Transportes. Contudo, ao perceber que os compromissos assumidos com o povo estavam sendo abandonados logo nos primeiros meses, renunciou imediatamente ao cargo, mantendo-se fiel aos seus princípios e à ética que sempre pautou sua vida profissional.

A partir de sua saída, voltou ao jornalismo investigativo com ainda mais vigor. Ao lado do jornalista Marcelo Bessa, passou a realizar denúncias fundamentadas tanto nas páginas do Maricá em Foco quanto na Justiça, enfrentando com firmeza e destemor a administração então vigente. Seu trabalho tornou-se um marco para muitos cidadãos que buscavam voz, verdade e resistência.

Neste momento de tristeza, amigos, leitores e admiradores recordam não apenas o jornalista incansável, mas o homem íntegro que nunca hesitou em defender aquilo que acreditava ser justo.

Informações sobre velório e sepultamento estão divulgadas pela família logo abaixo.

Que Ricardo Vieira Ferreira descanse em paz. Seu legado permanece vivo na história da cidade e na memória de todos que acompanharam sua luta incansável pela verdade e pela dignidade pública...

Amaro Siqueira Barros (radialista e jornalista)

Editorial: Conheci Ricardo Vieira Ferreira em 2008, como um dos fieis escudeiros do então candidato à prefeito Washington Siqueira (o Quaquá), ao qual além de dar apoio impar, ajudou financeiramente a campanha do mesmo.

Na época, a grande bandeira de Washington era o término do monopólio do transporte (que monopólio era esse se em termos municipais existiam duas empresas - VNS Amparo e Costa Leste e em termos intermunicipais também duas empresas - VNS Amparo e 1001, o que em ambos os casos caracteriza um DUOPÓLIO) e após um encontro com empresários no Rotary Clube de Maricá, fiz uma entrevista exclusiva com Ricardo Vieira (já nomeado secretário de transporte), onde fiz a seguinte pergunta: "a prefeitura irá criar dificuldades para as empresas de Maricá, em especial para a Amparo?". E Ricardo foi sucinto: "Claro que não, precisamos destas empresas, principalmente da Viação Nossa Senhora do Amparo que é uma empresa correta e faz muito bem o trabalho dela".

Três após o início do primeiro governo Washington Siqueira, o vice-prefeito Uilton Viana desembarcava do barco, assim como Ricardo Vieira, que ao longo dos anos seguintes, passou a ser um dos maiores inimigos do prefeito, levando à justiça inúmeras denúncias de desmandos praticadas pelo mesmo e pela máquina pública.

Ricardo deixou um legado de combate a ilegalidade em nossa cidade. Nossos sentimentos à família e amigos.

Pery Salgado (jornalista)