O ano está terminando e as fiscalizações dos transportes públicos (moto táxi, táxi, vans municipais, transporte escolar e ônibus vermelhinhos) estão em pleno andamento.
Todos os anos a Prefeitura de Maricá inspeciona regularmente o transporte público na cidade por meio da Secretaria de Transportes e da Empresa Pública de Transportes (EPT). Essas vistorias anuais são obrigatórias para garantir a segurança e a qualidade dos serviços oferecidos. Todos os veículos inspecionados recebem o selo anual de veículo vistoriado.
Durante a vistoria, que segue as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), são analisados 74 itens e equipamentos de uso obrigatório, entre eles o funcionamento do elevador para cadeirantes, pneus, iluminação, parte elétrica, para-brisa e extintor de incêndio. Após a verificação, o selo de vistoria referente ao ano de 2025 é anexado no vidro dianteiro do veículo.
Principais Informações:
Responsáveis: A fiscalização é conduzida principalmente pela Secretaria de Transportes e Postura de Maricá e pela EPT Maricá.
Periodicidade: As inspeções veiculares são realizadas anualmente para todos os tipos de transporte público que operam no município, incluindo os "Vermelhinhos" (ônibus gratuitos), táxis, mototáxis, vans e transporte escolar particular e ônibus alugados pela secretaria de educação.
Os ônibus amarelinhos pertencentes da secretaria de educação, como são ônibus advindos de convênio federal do FUNDEB, são vistoriados diretamente pelo Detran-RJ e recebem outro tipo de selo.
Objetivo: O processo visa verificar as condições de segurança, manutenção e regularidade dos veículos e dos permissionários/autorizatários, no caso de vans municipais e escolares privadas.
Não temos informações sobre os demais veículos oficiais (vans) ligados diretamente a várias secretarias, uma vez que estes são alugados de empresas terceirizadas, mas, que ao nosso ver, também deveriam passar pela mesma vistoria dos demais transportes públicos de Maricá.
Quando os Ônibus alugados pela secretaria de educação passarão pela inspeção veicular?
Uma grande preocupação desde o governo Fabiano Horta que começou a fazer a locação de ônibus escolares e estes não passaram por nenhuma vistoria, além da antiga empresa ter seu contrato cancelado por várias irregularidades, é na questão da inspeção veicular, que não foi feita nos antigos ônibus.
A empresa contratada pela atual gestão da secretaria municipal de educação, possui na sua maioria, ônibus com mais de 7 anos de vida e a grande maioria não está devidamente adaptada para o correto uso no transporte escolar.
O jornalista Pery Salgado (que é engenheiro de inspeção veicular), afirma que se estes ônibus passarem por vistoria, a grande maioria ficará rejeitada e a preocupação aumenta, pois afinal, o transporte feito conduz crianças, muitas delas menores de 10 anos de idade, com poucos auxiliares de transporte dentro dos ônibus e em caso de acidente, os problemas podem ser grandes.
A redação do jornal Barão de Inohan entrou em contato com o vereador Ricardo Gutierrez (Ricardinho Netuno), para que o mesmo cobre a devida inspeção veicular destes ônibus, se possível, acompanhando o procedimento adotado pela secretaria de transporte do município na inspeção dos ônibus vermelhinhos, que deverá ser acrescida do correto número e uso de cintos de seguranças para o devido transporte escolar.








