terça-feira, 25 de novembro de 2025

Natal Brasilidade: o CarNATAL maricaense!


EDITORIAL:
Depois de sete anos de Natal Iluminado, o atual prefeito de Maricá - Washington Siqueira (o Quaquá), resolveu mudar toda a essência do natal, criando o NATAL BRASILIDADE. Alguns me falaram que a queda da árvore de natal em 2024, matando um jovem (sempre alguém pobre e negro, já repararam???), teria sido a gota d'água para a mudança radical. Será? Sinceramente não acredito, mas sejamos honestos, até o ano passado, víamos presépios e a lembrança (mesmo que não em toda sua magnitude e importância) da verdadeiramente comemoração da data: O ANIVERSÁRIO DO NOSSO MESTRE JESUS.

Sempre com pensamentos grandiosos (infelizmente a grande maioria utópicos e como nos ensina o que é utopia - irrealizáveis), o prefeito resolveu trazer toda a brasilidade dos quatro cantos do país nas comemorações natalinas, tirando os pinheiros europeus e colocando os mandacarus como 'árvore' (o que não é) símbolo do Natal Brasilidade (se quisesse usar um cacto, deveria ter usado o cacto que habita nossa restinga, que são muito mais bonitos e estão todos floridos - é só ir na restinga ou na orla da Barra de Maricá para conferir).

O Natal Brasilidade que tem nossa árvore centenária (quase liquidada por podas mal feitas) na praça Orlando de Barros Pimentel bastante AFRICANIZADA (é brasilidade ou AFRICANIDADE?), trouxe um carnavalesco midiático, global e 'famozérrimo' para preparar o desfile de natal, deixando claro (e até bradando em entrevista ao MaricáInfo em tom de 'olha o que eu estou afirmando!!!') que não seria um desfile de carnaval, mas um desfile de Natal com muito brilho, entidades, alegorias, adereços e fantasias, que me desculpem, não remetem totalmente ao Natal e algumas nada lembram, assim como os carros alegóricos.

Vamos conferir o primeiro vídeo e voltamos a conversar (pode ser que eu esteja exagerando:


Viram? Exagerei? Fui muito crítico? A tentativa pode ter sido legal em tentar parecer com o maior Natal do Brasil - o de Gramado, onde tem sim vários desfiles, MAS TODOS REMETENDO AO NATAL e ao nascimento de Jesus.


Mas o que me chamou atenção e me causou espécie, foi o desejo de Milton Cunha ao dizer que o último carro alegórico teria o trenó do Papai Noel, mas no lugar das tradicionais renas, o trenó seria puxado por 'vermelhinhos' e o Papai Noel teria 'a face do prefeito(???)'! Sério???


Ai vão dizer que sou muito crítico (e por vezes sou sim), mas ainda acho que os desfiles natalinos (desde que venham somente com o tema direcionando o nascimento de Jesus, a verdadeira essência do Natal e é claro, com a figura do Papai Noel, seus ajudantes e toda a beleza do Natal - embora saibamos que não é para todos...) em Maricá podem sim dar certo. 

Milton Cunha (temos que reconhecer que sabe fazer carnaval e o faz muito bem) explicou o que é aos seus olhos, a essência do NATAL BRASILIDADE:


Este é o oitavo Natal Iluminado ou agora Brasilidade e o maior Natal do Brasil - o de Gramado (um dos maiores do mundo) completa 40 anos neste ano. Temos muito o que aprender (e sejamos humildes e que aprendamos com eles), mas enquanto isso, fiquemos com um pouco mais do Natal Brasilidade e logo abaixo, um pouco do Natal de Gramado, e tiremos nossas conclusões. Os R$ 25 milhões, foram bem empregados?






Editorial de Pery Salgado (jornalista)