quinta-feira, 6 de junho de 2024

SEXTA FEIRA DIA 07, É DIA DE TROCA DE MUDAS E DO BALDINHO DO BEM

 Encontro que acontece duas vezes por mês da praça agroecológica de Araçatiba, virou um local de troca não só de resíduos por mudas e alimentos, mas um grande momento de confraternização, troca de conhecimentos, plantas e mudas pelos participantes


Sabe aquele dia que os participantes esperam ansiosos a chegada? O projeto Baldinho do Bem que já se consolidou em Maricá e está virando referência em outras cidades do Brasil, passou a ser um grande ponto de encontro de amantes de plantas. 

Os participantes (a grande maioria mulheres), trocam ideia nos vários grupos organizados no whatsapp, onde conversam sobre plantas, alimentos orgânicos, mudas (onde combinam trocas) e até na organização de cafés da manhã nos encontros do baldinho que acontecem na praça agroecológica de Araçatiba a cada duas semanas. 

Há duas edições atrás, D. Darcy (uma simpatia que contagia todos os participantes), levou uma salada vegana para o café da manhã, onde ao servir aquele prato super saudável e colorido, informava todos os ingredientes.

Nós provamos, e com certeza, foi o ponto alto do café da manhã.

Enquanto isso, os participantes trazem seus resíduos coletados durante a quinzena para serem pesados, e descartados para virarem compostagem que darão origem a adubos em vários locais de Maricá. 


Esses resíduos, são trocados por alimentos produzidos nas praças agroecológicas do município e empacotados na fábrica Prefeito Édio Muniz em Ubatiba. 

Além disso, os participantes podem escolher mudas para sua plantação e dois tipos de folhas para fazer uma salada super saudável para o almoço.

No projeto Baldinho do Bem, todos os tipos de resíduos podem ser descartados (pilhas, baterias, eletrônicos, plásticos, tampinhas, garrafas pet e embalagens tetrapack de leite, creme de leite, leite condensado dentre outros, que deverão vir limpas e servirão como 'vasinhos' para as mudas).


O projeto Baldinho do Bem também entrou na ajuda aos nossos irmãos do sul, recolhendo doações (roupas, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e de higiene pessoal).

Se você ainda não participa, venha se inscrever, na praça agroecológica. Sexta feira 07 de junho acontecerá mais uma edição das 9 às 11 horas.

Aproveite, para conhecer abaixo como tudo começou!

Projeto Baldinho do Bem é sucesso em Maricá e referência para outras cidades


A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, lançou na sexta-feira (02/02) o projeto de compostagem Baldinho do Bem, onde os voluntários cadastrados poderão retirar o recipiente na Praça Agroecológica de Araçatiba. Ao todo, serão disponibilizados cinco mil baldinhos para a população. No projeto de compostagem, iniciado experimentalmente há um ano, os voluntários trocam resíduos de preparo de alimentos por culturas colhidas na praça ou alimentos da Fábrica de Desidratados. A cada edição, novas inscrições são abertas para receber novos voluntários.

A iniciativa alcançou a marca de 3,19 toneladas de resíduos compostados em 2023, onde o material doado (cascas de legumes, frutas e cascas, borra de café, filtro de papel de café usado e casca de ovo) é transformado em adubo para produção de alimentos orgânicos nos jardins comestíveis de Maricá – unidades agroecológicas de Araçatiba, Guaratiba, Parque Nanci, Itapeba, Marine (São José do Imbassaí) e Flamengo, e na Fazenda Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado. Nesses locais são produzidos alimentos sem agrotóxicos e que podem ser colhidos de graça por moradores e turistas. Para 2024, a meta é mais ambiciosa e o órgão espera atingir 45 toneladas de resíduos.

2023

“No ano passado, iniciamos o projeto piloto que se entendeu ao longo do ano e foi um grande sucesso. Agora estamos lançando o baldinho em sua plenitude neste ano e vamos manter a mesma mecânica. A cada 15 dias, quem quiser vai poder trazer seus resíduos à praça, e quem se inscrever ganha seu baldinho”, explicou a secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento de Maricá, Mariana Principe, que fez a entrega simbólica do primeiro baldinho a Tânia Maria Rodrigues, de 71 anos, que participa do projeto desse o ano passado. “Trago sempre meus resíduos e queria muito um desses para mim. O projeto é muito bom, muito importante”, afirmou ela.

O procedimento inclui a troca dos resíduos pelas culturas colhidas na praça, como hortaliças, legumes, frutas, ervas e pimentas. Cerca de 400kg de alimentos agroecológicos das colheitas foram repassados aos participantes da iniciativa municipal. Em dias em que as culturas não estão adequadas para a colheita, os participantes do Baldinho do Bem recebem bananas desidratadas, além de aipim e batata doce minimamente processados que são feitos na Fábrica de Desidratados. Ao todo, a unidade contribuiu com 128 kg de banana, 264,25 kg de aipim e 52,5 kg de batata doce.

Os baldinhos serão utilizados em regime de comodato, ou seja, utilização exclusiva para participação no projeto. Em caso de desistência, o voluntário precisa devolver o balde. Para participar da iniciativa, os novos voluntários precisam preencher o link: https://abre.ai/iMpQ

Agricultura Circular

Desde janeiro de 2023, a Secretaria realiza às sextas-feiras na Praça Agroecológica de Araçatiba a Agricultura Circular, onde os voluntários levam os resíduos sólidos de alimentos, que são transformados em adubo para a produção de alimentos orgânicos. Em troca, recebem os itens produzidos na praça sem agrotóxico, que são colhidas semanalmente de acordo com o desenvolvimento das culturas.

Segunda edição

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, realizou na sexta-feira (23/02) mais uma edição do projeto ‘Baldinho do Bem’, onde os voluntários cadastrados levaram resíduos orgânicos e em troca receberam alimentos como alface crespa, batata doce, berinjela, brócolis, entre outros. Também foram feitas inscrições de novos voluntários, que retiraram o recipiente na praça agroecológica. Ao todo, serão disponibilizados cinco mil baldinhos para os participantes.

Jardins comestíveis

O município se tornou referência em segurança alimentar ao implementar, em Araçatiba, o primeiro jardim comestível. Hoje, a cidade possui outras cinco praças agroecológicas (Guaratiba, São José do Imbassaí, Parque Nanci, Itapeba e Flamengo) e a Fazenda Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado, onde os produtos são colhidos de graça pela população.

O projeto de jardins comestíveis é uma das iniciativas que colocou Maricá na rota internacional com a adesão em março de 2022 ao Pacto de Milão, o mais importante fórum mundial sobre segurança alimentar, sustentabilidade e combate ao desperdício. Essa iniciativa também foi incluída no relatório final do projeto “Diálogos União Europeia-Brasil”, que reuniu cinco cidades brasileiras, incluindo Maricá, e três europeias.

De janeiro a setembro de 2023, aconteceu uma troca de experiencias entre as cidades participantes para fortalecer os sistemas alimentares urbanos. O projeto foi desenvolvido pela Delegação da União Europeia no Brasil, em parceria com a Embrapa Alimentos, com apoio do Instituto Comida do Amanhã, da organização não-governamental Governos Locais para a Sustentabilidade – ICLEI América do Sul e a ONG WWF-Brasil.