segunda-feira, 3 de junho de 2024

MAIS UM GRANDE EVENTO NA LUTA PELA DEAM EM MARICÁ

Mais um grande momento de muita reflexão e discussão: o que estamos fazendo para ACABAR com a "VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES?" aconteceu na noite do sábado 1º de junho no Espaço Dona Jurema ao lado do terminal rodoviário de Itaipuaçu organizado pelo grupo MULHERES POR MARICÁ com apoio do jornal Barão de Inohan.


Em Maricá, há cerca de 15 anos, começou uma árdua luta para termos na cidade uma DEAM - Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres. Nessa luta, várias figuras de peso e destaque no cenário municipal e estadual abraçaram a causa.

A delegada e deputada estadual Martha Rocha vem lutando por isso e em 2022 fez lei criando uma NUAM (Núcleo de Atendimento à Mulher) em Maricá, mas até agora, nada aconteceu.

O município já sinalizou que poderá ceder o terreno e até construir o espaço, mas os servidores públicos estaduais e equipamentos, precisam vir do estado, que está deficitário tanto em recursos, quando em número de policiais para ocupar essas delegacias e núcleos.

Anna Maria Quintanilha (foto acima), que desde 2012 abraçou a luta através do CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança ligado ao ISP - instituto de segurança pública) onde é mais uma presidente, disse na última reunião do conselho, que somente na época do delegado José Mulatinho (82 DP), conseguiu que fosse instalada a 'Sala da Mulher', local para atendimento feito com inspetoras da polícia civil, mas depois de sua morte (pela covid-19), a sala não mais funcionou. Anna também informou à nossa reportagem que no dossiê que tem quando foi encaminhado o primeiro pedido de uma DEAM em Maricá (datado de 2012), o abaixo assinado feito na época conseguiu 1086 assinaturas. No mesmo documento foi solicitado além da DEAM, uma projeção da 82 DP nos quatro distritos.

A prefeitura de Maricá tem hoje a Casa da Mulher, que acolhe e dá os devidos atendimentos à mulheres vitimas de violência principalmente doméstica, contando com o brioso auxílio da Guarda Municipal, através da Patrulha Maria da Penha que esteve presente ao evento com os agentes Amaro e Land que informaram os atendimentos prestados pela briosa patrulha comandada pelo Inspetor Luan.

Após alguns feminicídios ocorridos em Maricá em 2021 e 2022 com enorme destaque na mídia local, o jornal Barão de Inohan abraçou firmemente e convocou ações e manifestações de grupos femininos em locais públicos, em frente a delegacia comandada pela advogada Ingrid Menendes e provocou a audiência pública sobre a VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES organizada pela então vereadora Andréa Cunha (que enviou representantes - Dora e Marthinha ao encontro - foto abaixo), com apoio da deputada estadual Rosângela Zeidan, mas sem resultados significativos.

NOVAS AÇÕES CONQUISTAM INÚMERAS ADESÕES

Mas isso ainda é pouco, a luta é a conquista pela DEAM, e no início deste ano, a inspetora de polícia Eva Vilma (lotada na 74 DP), moradora de Itaipuaçu, não só abraçou a causa, como também criou uma petição on line (hoje chegando a 2000 assinaturas) e foi para a rua, em diversos pontos de Maricá, para captar assinaturas e adesões de mulheres e de muitos homens para grata surpresa de todos.

Eva (na foto abaixo com integrantes do grupo MOTOCILISTAS SANGUE BOM) o informou feliz dos resultados obtidos nas ações presenciais, das milhares de assinaturas já conquistadas (boa parte de homens que se solidarizam com a CAUSA), e explicou também como assinar através da petição on line.

Abraçando a causa desde 2009, o jornalista Pery Salgado (Barão de Inohan), agora mais do que, hipotecou apoio e realizou em 20 de maio (foto abaixo), um grande encontro com muitas mulheres na ACM - Associação Comercial de Maricá, lembrando que em ano de eleição, a união de mulheres que sejam ou não da política deve ser fundamental, pois a luta é pela CAUSA da DEAM e não por disputas partidárias.

Isso motivou o grupo MULHERES POR MARICÁ que há vários anos já realiza magnífico trabalho em Itaipuaçu, não só a abraçar a CAUSA como participar com brilhantismo da reunião do CCS no dia 22 de maio em Itaocaia Valley e  organizar o evento na noite do sábado 1º de junho, no Espaço D. Jurema ao lado do terminal rodoviário de Itaipuaçu com o tema VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES.

O encontro contou com a presença de consultoras da Mary Kay (que embelezou aquelas que passaram pelo stand) e um magnífico lanche foi oferecido pelos organizadores.

Gabrielle Gomes abriu o evento chamando a presidente do grupo D. Clea Luz e falando rapidamente dos trabalhos feitos pelo grupo MULHERES POR MARICÁ.

A seguir, foi entregue a cartilha O QUE TODA MULHER DEVE SABER (produzida pela ALERJ) com breve explanação sobre o assunto. 


O jornalista Pery Salgado fazendo uso da palavra, agradeceu a presença de todos, fez um breve resumo da luta de anos (lembrando das figuras proeminentes que já passaram e abraçaram a luta desde 2009 - delegada e deputada estadual Martha Rocha, Anna Maria Quintanilha presidente do CCS Maricá, deputada estadual Rosângela Zeidan e vereadora Andréa Cunha) e falou deste novo momento, onde por iniciativa iniciada em 2023, a Inspetora da Polícia Civil (lotada na 74 DP e moradora de Itaipuaçu) Eva Vilma que começou a captação de assinaturas pela conquista da DEAM para Maricá, acabou dando nova injeção de animo e com isso, o fez realizar a palestra na ACM - Associação Comercial de Maricá, unindo mulheres de vários partidos, lembrando e deixando claro que apesar do ano de eleição, a luta é constante, NÃO É PARTIDÁRIA e sim por uma CAUSA mais do que justa e NECESSÁRIA, para a conquista da DEAM e por mais ações a favor das mulheres contra qualquer tipo de violência.

Esteve presente convidado pelo jornalista Pery Salgado, o comandante da 6ª Cia - Major Yeddo (foto acima), que fez a explanação dos trabalhos realizados pelo 12º BPM em Maricá, dando também orientações e ressaltando e belíssimo trabalho da Guarda Municipal de Maricá com a Patrulha Maria da Penha (foto abaixo representado pelos agentes Amaro e Land, também convidados pelo jornalista) como força auxiliar e fundamental.

Também a convite do jornal Barão de Inohan, participaram representantes do grupo MOTOCICLISTAS SANGUE BOM, que realizará em 06 de julho na praça Orlando de Barros Pimentel, a edição 2024 da ação de captação de doações de sangue seguida de confraternização e shows, onde lembrou que cada bolsa de sangue salva até quatro vidas.

Monica Mullet (coordenadora regional do grupo MOTOCICLISTAS SANGUE BOM), agradecendo o convite, falou da importância daquele encontro e da grande união de todos na luta pela conquista da DEAM e informou que o evento MOTOCICLISTAS SANGUE BOM acontece todo primeiro sábado de julho em Maricá (neste ano em 06 de julho), recebendo grupos e moto clubes vindos de vários municípios do estado. Das 10 às 15 horas acontece a doação de sangue (coleta feita pelo HEMORIO) no colégio Joana Benedicta Rangel. Enquanto isso, das 10 às 22 horas, uma grande confraternização com shows de rock e MPB acontece na praça Orlando de Barros Pimentel com praça de alimentação e vendas de produtos. Neste ano, a pedido do jornalista Pery Salgado, haverão espaços para que aconteçam captações de assinaturas à favor da DEAM, através do grupo da Inspetora Eva Vilma, do Simplifica Down (coordenado por Luana Gouvêa que também esteve presente ao encontro - foto abaixo) e do Mulheres por Maricá.

Quem também esteve presente foi o vereador Ricardo Gutierrez que disse que o governo municipal já disponibilizou terreno e construção para a DEAM, mas que irá lutar para que a prefeitura faça o pagamento dos servidores estaduais e compre os equipamentos necessários para a efetiva abertura da DEAM (onde a principal alegação do governo do estado pela ainda não implantação da DEAM, seria a falta de servidores e equipamentos por falta de recursos).

A empresária Gabrielle Gomes uma das criadoras do grupo Mulheres por Maricá, encerrando o encontro agradeceu a presença e apoio de todos, aproveitou para falar da imprensa de Maricá que está dando um importante passo ao apoiar o movimento Mulheres por Maricá e a causa da DEAM na luta contra a Violência contra as Mulheres. 

"Destaco especialmente o apoio de Pery Salgado, do Jornal Barão de Inhoan, e da TV Itaipuaçu Web, dirigida por Beto e Vera Lúcia (com a presença do repórter cinematográfico Boby Amorim), mostrando que as principais demandas das mulheres da cidade finalmente terão visibilidade e ação.

É fundamental que outras mídias de Maricá se juntem a essa iniciativa, equilibrando a cobertura de notícias, e não se limitando apenas a temas de violência e conflito. A cidade tem muito mais a oferecer e a ganhar com uma imprensa que valoriza e promove causas tão importantes como esta", finalizou Gabrielle chamando o músico Carlos Navar para cantar clássicos da MPB finalizando o evento.

No evento, foram entregues oficialmente os certificados para a MUSA TEEN DE MARICÁ 2024 - Natália Rangel e para a ex-moradora de rua e agora empresária de moda Mônica Saionara, a MUSA SÊNIOR DE MARICÁ 2024.

Mônica além do título, é capa da edição de maio do INFORMATIVO CULTURARTE https://culturarteenpr.blogspot.com/2024/05/culturarte-269-maio-de-2024.html.

O jornal Barão de Inohan parabeniza os organizadores do evento, agradece aos apoiadores e agradece de forma especial, todos aqueles que foram convidados e prontamente atenderam a solicitação do jornalista Pery Salgado indo ao evento e hipotecando apoio a CAUSA de uma DEAM em Maricá.