Com a presença do comandante da 6ª Cia - Major Yeddo e do coronel Oliveira - comandante do 12º BPM (Niterói e Maricá) que mais uma vez se fez presente, foram mostrados números de Maricá e em praticamente todos os delitos aconteceram decréscimos.
Major Yeddo destacou que a parceria e o trabalho conjunto do CIOSP (com as câmeras de monitoramento), são de grande importância para a essa diminuição e elucidações dos delitos. "As atuações conjuntas com a 82 DP, PROEIS e Guarda Municipal são fundamentais para que estes números da criminalidade estejam diminuindo em Maricá, mas também é fundamental que os registros sejam feitos na 82 DP", informou o comandante da 6ª Cia.
Também presente, o Inspetor Carlos (representando o delegado Bruno, titular da 82 DP), disse que em determinadas situações, existe sim a demora em fazer os registros das ocorrências (pelo grande volume de atendimentos) e que nem sempre o registro on line funciona corretamente.
Carlos disse que há pouco tempo atrás, a delegacia de Maricá era de porte médio, mas devido ao crescimento populacional nos últimos anos, passou a ser de porte EXTRA GRANDE, o que realmente já justificaria uma outra delegacia no município, além de uma DEAM (delegacia especializada de atendimento da mulher), bandeira levantada desde 2012 pela presidente do CCS Maricá - Anna Maria Quintanilha, que mais uma vez conduziu a reunião.
Fazendo uso da palavra, a Inspetora Eva Vilma (da 74 DP) e moradora de Itaipuaçu, que vem desde 2023 levantando a bandeira de uma DEAM em Maricá, falou da importância desta luta e disse que continua coletando tanto de forma on line, quanto presencial em diversos encontros por todo o município com o seu grupo de trabalho, assinaturas para serem entregues à secretaria de segurança pública do estado e ao governador, pedindo a tão sonhada DEAM em Maricá.
Aproveitou para cobrar da população uma presença mais maciça nas reuniões do CCS, maior e mais fácil instrumento da coletividade nas demandas sobre segurança e outros problemas que afetam o dia a dia do cidadão no município.
Mais uma vez, Anna lembrou que secretários de várias pastas são convidados para as reuniões do CCS, mas nunca aparecem.
O vereador Danilo Santos (presidente da comissão de segurança da Câmara de Vereadores) também esteve presente e se colocando à disposição dos presentes, informou da presença de representantes de uma associação de mototaxistas e motoentregadores por aplicativo que está sendo criada em Maricá.
O futuro presidente desta associação - Roberto Neves, usou da palavra, informando que após o lamentável fato que levou a óbito um motoentregador, ações estão sendo tomadas para que a classe além de ser mais respeitada, trabalhe de modo correto, também dando segurança à população e aos clientes.
O jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan, infelizmente única mídia presente), disse que EM TODAS AS REUNIÕES, moradores de todos os bairros reclamam de motoqueiros empinando suas motos colocando pedestres e outros motoristas em risco, de motoqueiros estourando o escapamento principalmente durante à noite e madrugada deixando moradores apreensivos, além de várias denúncias de motoqueiros e motoentregadores usando passarelas em meio à pedestres para encurtar caminhos.
Disse também que em áreas mais adensadas (como o Barroco e o centro de Maricá), no período do almoço, vários são os motoentregadores que não respeitam regras de trânsito, andando na contra mão e até pela calçada, colocando pedestres em grande risco (muitas crianças que saem e entram de escolas). Disse que é de grande importância o cadastramento de todos estes motoentregadores como foi feito com os mototaxistas.
Fechando sua fala, falou do absurdo fato ocorrido com seu neto, filho de sua enteada, que foi ASSASSINADO no hospital Conde Modesto Leal durante final de gestação e agradeceu o apoio recebido de vários setores, em especial da Inspetora Eva, do delegado Bruno da 82 DP e das conselheiras de saúde do município, onde Anna Maria Quintanilha é uma das representantes ressaltando a importância de uma DEAM para também atender casos de violência obstétrica no município, que são alarmantes.
Jarib Valentim, empresário e morador do Retiro, também solicitou uma DEAM para Maricá e parabenizou as ações da 6ª Cia não só em Maricá, mas em especial no bairro, onde vários casos de apreensões de drogas vem sendo efetivados.
Com a fala, o professor Gilson Paixão indignado, quis saber o que precisa (quais parâmetros) para que seja efetivada a construção de uma nova delegacia e/ou uma DEAM, visto que o município já se disponibilizou na cessão do terreno e na construção do prédio, porém, segundo o inspetor Carlos, equipamentos e servidores são de responsabilidade do estado que está com um efetivo enormemente defasado.
Marcos, presidente do loteamento Vivendas em Itaipuaçu perguntou quando será feita uma grande ação no Risca Faca, pois a comunidade tem trazido uma série de incômodos aos moradores do entorno.
O comandante do 12º BPM informou que estudos estão sendo feitos para tal. Por problemas pessoais, o comandante da Guarda Municipal, Inspetor Carlos Eduardo não esteve presente na reunião. A próxima reunião acontecerá em 23 de julho, ainda em local a ser confirmado.