Datado da década de 70, o viaduto do Flamengo não seria esse que está sendo construído e que em NADA beneficiará a população maricaense, e sim, os usuários da RJ 106 que transitam na direção da região dos lagos e vice-versa (da região dos lagos indo na direção de Niterói).
O primeiro projeto (que segundo informações sumiu dos arquivos da prefeitura), sairia da avenida Roberto Silveira passando POR CIMA da RJ 106 que teria seu leito preservado (apenas duplicado) e iria na direção da estrada de Ubatiba, ou seja, este viaduto seria parte da RJ 114 (que liga Maricá à Itaboraí).
Acontece que na década de 80, começaram a desrespeitar e construir no leito da antiga linha férrea (terreno da RFFSA - Rede Ferroviária Federal), onde hoje existe o colégio Clério Boechat, a entrada de um condomínio, um grande terreno ainda vazio e um grande prédio na confluência das RJ 106 com 114 que inicialmente deu origem a um supermercado (GREMIÃO), antecessor do Bonanza, e hoje, abriga a loja de móveis PRIMORE.
Com certeza o custo deste viaduto seria MUITO MENOR do que o custo deste que está sendo construído (sem necessidade), pois seria um viaduto de apenas duas pistas (devido ao menor fluxo de veículos que transitam na RJ 114 rumo a Itaboraí e vice-versa). Outro fator que chama atenção, é que inúmeras desapropriações NÃO PRECISAM acontecer, visto que o leito da RJ 106 em sua originalidade seria preservado, sendo apenas duplicado, fazendo com que vários sonhos não fossem desfeitos e muito dinheiro economizado.
Enfim...