Apesar dos recentes casos tanto na área de saúde quanto na área de segurança, Maricá se destacou no pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, e no pilar Saúde e Bem-estar na edição estadual. Em função das eleições em outubro, a edição nacional acontecerá em julho.
Na tarde/noite da terça-feira (18/06) foram anunciados os vencedores da edição especial de 2024 do Prêmio Band Cidades Excelentes evento em parceria com o Instituto Aquila, que reconhece as melhores gestões públicas municipais avaliando todas as cidades de todos os estados do Brasil. Finalista, Maricá foi campeã em duas categorias: Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, e Saúde e Bem-Estar. A cidade também já tinha sido finalista estadual na 3ª edição do Prêmio Band, em 2023 mas não conquistou o 1º lugar. A premiação ocorreu na sede da Fecomércio, no Rio de Janeiro.
A edição 2024 teve seis pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Para cada pilar, os municípios foram separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menos de 30 mil habitantes; entre 30 e 100 mil habitantes; e mais de 100 mil habitantes. Maricá concorreu na categoria de mais de 100 mil habitantes.
Representando o prefeito Fabiano Horta, o secretário de Comunicação, Eduardo Bahia, destacou a importância da indicação de Maricá em mais uma edição do prêmio Band Cidades Excelentes. “É um orgulho fazer parte de um governo que garante os direitos essenciais à vida humana, os direitos humanos. É uma satisfação ver as transformações que alçaram Maricá, uma cidade para ser feliz serem reconhecidas pela imprensa e pela sociedade. Um reconhecimento muito simbólico para nossa cidade”, comentou.
O prêmio é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes e do Instituto Aquila para reconhecer e incentivar as boas práticas da gestão pública. A premiação envolveu todos os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Band Cidades Excelentes
São 5.570 municípios brasileiros avaliados, sendo 92 municípios do Rio de Janeiro. O instrumento de análise e julgamento para a premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), do Instituto Aquila, que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas sobre todas as cidades.
Nesta 4ª edição, a premiação adicionou mais um critério de avaliação. Enquanto edições anteriores utilizaram apenas um sistema de notas, o evento desse ano também considerou o desempenho de cada prefeitura nos últimos 4 anos, avaliando a evolução nos índices de desenvolvimento. Thiago Brandão, sócio do Instituto Áquila, falou um pouco da importância dessa novidade.
Os pilares analisados do IGMA são: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Agora as cidades vencedoras participarão da etapa nacional disputada em julho, em Brasília.
FOTOS: EVELEN GOUVEA e BAND JORNALISMO