Solicitada pelo vereador Ricardo Gutierrez, foi aprovada na Câmara dos Vereadores de Maricá a abertura de CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito, com a finalidade de investigar os óbitos recorrentes de bebês na maternidade do Hospital Conde Modestos Leal.
O pedido da CPI deve-se após a morte do neto do jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan), na tarde do sábado 08 de junho por uma sucessão de maus-tratos e erros médicos no decorrer do período de 03 a 08 do corrente mês, onde a enteada do jornalista ficou internada para acompanhar a provável penúltima ou última semana de gravidez.
A morte do pequeno Joaquim Darmont Silva (que foi impedido de nascer por não quererem realizar uma cesariana na mãe do mesmo), foi mais um caso de maus-tratos em parturientes naquela unidade hospitalar.
A repercussão foi em toda a sociedade maricaense. O delegado Bruno Vilaberte, titular da 82 DP, afirmou ao jornalista que será ele próprio o responsável pelas investigações.
A direção do hospital já abriu inquérito administrativo para averiguação dos procedimentos e atendimentos indevidos.
O CMS - conselho municipal de saúde também abrirá processo de investigação que culminará com a entrega no Ministério Público Estadual.
A secretária de saúde - Dra. Juliana, em reunião com os avós do pequeno Joaquim na manhã da quinta feira 13, garantiu que irá sindicância para apurar todos os erros e se comprometeu em mudar a cara do atendimento no hospital Conde Modesto Leal, em especial na maternidade, tornando-a referência no estado e implantando o parto humanizado do SUS, naquela unidade hospitalar.
UMA INFINIDADE DE DENÚNCIAS
Desde a manhã do domingo 09 de junho, quando a absurda fatalidade se tornou pública, centenas de denúncias começaram a ser postadas em redes sociais e também chegaram à redação do Barão de Inohan (que em breve serão publicadas em novas matérias), o que motivou a solicitação da abertura de uma CPI pelo vereador Ricardo Gutierrez, e aprovada pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara (Dr. Richard Alter Seal) e pelo presidente da Casa de Leis (Aldair de Linda).
Abaixo, o requerimento de instauração da CPI, datado de 13 de junho e aguardando as assinaturas dos demais vereadores. O jornal Barão de Inohan e outras mídias acompanharão o andamento da CPI.