Imóveis na faixa marginal de proteção do rio Mumbuca já estavam desocupados e famílias receberam novas residências por meio da política habitacional "Habitar-Reassentamentos"
O GATED - Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições, retornou na sexta-feira (04/08) à Rua Rinalda Rodrigues da Silva, na Mumbuca, para mais uma etapa da retirada de construções irregulares da faixa marginal de proteção do rio Mumbuca A ação faz parte do “Programa Habitar- Reassentamentos”. Nessa etapa oito imóveis foram retirados do local e parte do entulho das outras demolições também foi removida. O trabalho das equipes foi concluído no sábado (05/08).
As famílias que viviam ali receberam novas casas nos bairros de Pindobas e São José de Imbassaí, por meio da política habitacional da Secretaria de Habitação de Maricá, que presta assistência às outras que vivem na localidade. De acordo com a Secretaria de Urbanismo, a faixa marginal de proteção vai receber o mesmo enrocamento com pedras que foi colocado no trecho entre Pedreiras e Parque da Cidade. Em seguida, a recuperação segue com arruamento e paisagismo.
Estão atuando na solução do problema as secretarias de Urbanismo, de Habitação e da Cidade Sustentável, juntamente com equipes da autarquia de Serviços de Obras de Maricá, da Guarda Municipal e do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). A Secretaria de Iluminação Pública também enviou uma equipe para evitar acidentes com a rede elétrica da localidade. A ação é fruto de um inquérito do Ministério Público Estadual, que pede a recuperação da faixa marginal, área apontada no processo como não edificante e que era ocupada por um total de 19 imóveis, todos já desocupados.