sábado, 26 de agosto de 2023

DENISE OLIVEIRA COMEMORA OS 2 ANOS DO RESTAURANTE POPULAR MAURO ALEMÃO

 

A Secretaria de Economia Solidária, celebrou na sexta-feira (25/08) o segundo aniversário do Restaurante Mauro Alemão, que fica no quilômetro 14 da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), em Inoã. Em dois anos de funcionamento, foram servidas aproximadamente 330 mil refeições, entre almoço e café da manhã, uma média de 14 mil ao mês e 700 por dia.

Denise, ladeada por Elísio gerente do Restaurante Mauro Alemão e Neyla (da Seleta), Nutricionista do restaurante

O Restaurante Mauro Alemão, nome em homenagem ao ex-subsecretário de Governo Mauro Ramos Almeida, falecido em dia 3 de julho de 2021, foi aberto ao público no dia 30 de agosto de 2021 com refeições ao custo de R$ 2 (almoço) e R$ 1 (café da manhã), valores que permanecem inalterados.

Denise Oliveira com suas duas filhas, seus três netos e seus dois genros

Denise Oliveira, viúva de Mauro Alemão comemora com funcionários e celebridades

Denise Oliveira, a grande companheira e Musa inspiradora de Mauro Alemão, esteve mais uma vez no restaurante para celebrar com os funcionários os dois anos de pleno e vitorioso funcionamento, ajudando na alimentação de diversas famílias e trabalhadores da região.

Denise (que também é Diretora do Departamento Feminino da União de Maricá, escola onde Mauro Alemão foi o primeiro presidente e é patrono eterno "in memoriam", e também Coordenadora Geral do CONEN - Conselho de Entidades Negras de Maricá), levou o bolo feito com todo carinho e capricho por ela (que também é doceira e dona de buffet - "Delícias da Dê") para comemorar junto com a direção do restaurante e com todos os funcionários que todos os dias se esmeram para abrir o espaço extremamente limpo e higienizado e oferendo além do café da manhã, um magnífico almoço (cada dia com um cardápio diferente), com duas opções de proteínas, refresco e sobremesa, além dos pratos principais e acompanhamentos.

Quem também esteve comemorando junto com Denise, foi a vereadora suplente e atual secretária de Economia Solidária Andréa Cunha, Vânia Viana (vice-coordenadora do CONEN Maricá), personalidades e os usuários, razão principal da existência do restaurante Mauro Alemão.

Com certeza, ele sambou e se encantou com a lembrança e a festa.


Projeto da FAO e o Pacto de Milão

O restaurante foi um dos 12 programas municipais apresentados por Maricá na candidatura da cidade para um projeto do Órgão das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em 2022, que dá destaque internacional a iniciativas que facilitam o acesso da população de baixa renda a refeições balanceadas e saudáveis.

Em outubro de 2022, Maricá se tornou signatária do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana, o mais importante fórum mundial sobre segurança alimentar, sustentabilidade e combate ao desperdício. A iniciativa, lançada em 2014, é voltada para a promoção da alimentação saudável em ambientes urbanos. As cidades se comprometem a debater e colocar em prática políticas alimentares seguras, inclusivas e sustentáveis, que respeitem o meio ambiente, a diversidade e reduzam o desperdício.

Andréa Cunha, secretária de Economia Solidária
e Denise Oliveira

Em junho passado, Fabiano Horta conheceu ações contra desperdício de alimentos na Bélgica

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, esteve em Bruxelas, capital da Bélgica, onde participou de encontros bilaterais com representantes dos departamentos da Comissão Europeia envolvidos em ações de fortalecimento de sistemas alimentares urbanos sustentáveis. A convite da Embrapa Alimentos e Territórios, Fabiano conheceu programas e políticas de alimentação urbana da Europa e falou da experiência desenvolvida por Maricá em segurança alimentar por meio das praças agroecológicas.

O roteiro em Gante, cidade no noroeste da Bélgica com 200 mil habitantes, incluiu iniciativas sobre redução do desperdício de alimentos, fortalecimento a circuitos curtos de produção e consumo, redistribuição de alimentos, hortas pedagógicas e ações que conectam varejo com organizações sociais. Os principais projetos são o “Foodsavers Ghent” – plataforma que coleta excedentes de alimentos dos mercados da cidade e os redistribui para bancos de alimentos, restaurantes sociais e mercados sociais do município – e o “De Goedinge”, onde a cidade empresta o terreno a um consórcio de agricultores que pode usá-lo gratuitamente para montar um projeto agrícola sustentável que envolve tanto os “novos” produtores quanto os tradicionais e oferece emprego social.


Nos encontros com os representantes europeus, Fabiano destacou a experiência de Maricá em segurança alimentar com o projeto dos jardins comestíveis — encontrados na Fazenda Municipal Pública, nas praças agroecológicas de Araçatiba, Flamengo, Guaratiba, Parque Nanci, Itapeba e Marine (São José do Imbassaí) e nas hortas urbanas vizinhas ao asfalto. Nesses locais são produzidos alimentos sem agrotóxicos e que podem ser colhidos de graça por moradores e turistas.

Missão na Europa

O prefeito viajou na companhia de representantes de mais quatro municípios brasileiros: Curitiba (PR), Recife (PE), Rio Branco (AC) e Santarém (PA). A missão integra o projeto “Cidades e Alimentação: Governança e Boas Práticas para Alavancar os Sistemas Alimentares Urbanos Circulares”, financiado pela União Europeia no Brasil por meio do programa Diálogos UE-BR.


O programa na Europa iniciou pela Espanha, onde a comitiva visitou em Valência o Centro de Inovação Social e Urbana, conhecido como Les Naves, um espaço para troca de conhecimento e de capacitação; o mercado municipal; e L’Horta de Valência, uma área urbana que foi desenvolvida nos tempos medievais, durante o período islâmico. Ainda no país espanhol, a comitiva passou por Barcelona com visita à cozinha comunitária do Mercado de Santo Antônio e uma horta urbana comunitária que faz parte de um programa de assistência a idosos e imigrantes.

De lá, a missão seguiu para Itália, onde foi apresentado os detalhes do Pacto de Milão, as políticas de alimentação urbana do município e os projetos que são desenvolvidos e que podem ser replicados pelas cidades signatárias – Maricá aderiu ao pacto em outubro de 2022. Em Turim, a comitiva conheceu o projeto orgânico Porta Palazzo, maior mercado municipal a céu aberto que recupera alimentos não vendidos para distribuir gratuitamente e destina resíduos orgânicos para compostagem. O mercado é dividido em quatro quadrantes sendo um exclusivo aos itens produzidos no local. 

Experiências inovadoras e saborosas

Restaurante Municipal Mauro Alemão oferece molho bolonhesa de “carne de jaca”

O Restaurante Municipal Mauro Alemão, iniciativa da Prefeitura de Maricá, recebeu na terça-feira (22/08) seis quilos de molho bolonhesa de carne de jaca verde feito pelo Açougue Vegano, um dos parceiros do projeto Bem-Viver Alimentar, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

Com valores que compreendem a importância da alimentação saudável, a parceria propõe o progresso do avanço à perspectiva alimentar vegana junto à comunidade que vive na região. Esse processo se dá com a absorção da produção de jacas, uma das principais matérias-primas da fábrica, trazendo diversos benefícios, como explica Michelle Rodriguez, sócia diretora de P&D do Açougue Vegano.

“O mais importante é saber que estamos agregando valor e ajudando no crescimento da cidade, gerando emprego para as pessoas e renda para o agricultor”, destacou Michelle.