terça-feira, 5 de julho de 2022

FEMAR COMEÇA ATIVIDADES, MAS E A FMS? PODEM EXISTIR DUAS FUNDAÇÕES COM OS MESMOS FINS?

 Fundação Estatal de Saúde de Maricá promove acolhimento aos funcionários, mas e a Fundação Municipal de Saúde criada em 1994 e ainda em vigor, que fim levou? Será que sabem da existência dela?


Encontro aproximou profissionais das diversas diretorias para entender as demandas e integrar os trabalhos em prol da eficiência no atendimento

A Prefeitura de Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (FEMAR), promoveu na terça-feira (05/07) o primeiro evento de acolhimento aos profissionais da fundação, com o intuito de apresentar as metas, facilitar o diálogo entre as diretorias da Femar, conhecer as expectativas e demandas dos funcionários, além de identificar pontos para otimizar o trabalho.

O encontro reuniu dezenas de pessoas na Escola de Governo de Maricá (EMAR), no Centro, e contou também com a oficina “Competências de Liderança”, que utilizou conteúdos de referência para demonstrar habilidades essenciais, voltadas à atuação profissional dos presentes.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, reforçou o impacto da Femar no município, essencial para agilizar as respostas da área e modernizar a gestão, composta por uma equipe de referência e aptidão técnica.

“A Femar foi criada para auxiliar a enfrentar os desafios na área de saúde, atuando com toda a estrutura técnica para acolher demandas complexas, sempre pensando nos moradores. A fundação foi construída por profissionais extremamente competentes e comprometidos, com total apoio do prefeito Fabiano Horta, entendendo que esse era um caminho para soluções efetivas. As pessoas reunidas no encontro constroem um trabalho inovador, de qualidade e excelência, com o objetivo de atender a todos e promover a saúde em diferentes esferas. Esse é um sonho que se concretiza”, pontuou a secretária.

O diretor-geral da Femar, Marcelo Rosa, integrou a mesa de abertura do evento e ressaltou a importância do encontro para reunir os profissionais da fundação, alinhando os objetivos e abordando estratégias fundamentais para aprimorar a saúde municipal.

“Estamos caminhando para otimizar os serviços de saúde de Maricá, cidade que já é referência na área, mas precisamos estar atentos e analisar os pontos que precisam melhorar. Por isso, agimos com urgência para lidar com as demandas e isso deve passar por todos os funcionários, compromissados com os objetivos que temos pela frente, algo que impacta diretamente nas vidas que iremos salvar. Devemos seguir juntos, empenhados e sincronizados, com diálogo e sensibilidade para alcançar nossos objetivos, cumprindo todas as metas em benefício da população”, salientou.

Encontro uniu integração e capacitação profissional

Outro ponto destacado durante o acolhimento foi o papel da Femar para oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional aos funcionários, a partir de um olhar diferenciado e assertivo à saúde, unido a um ambiente laboral de qualidade, ampliando as potencialidades de cada um. Esse aspecto foi destacado por Fábio Rodrigues, diretor de Gestão do Trabalho e Desenvolvimento Institucional, que garantiu também que o evento foi só o primeiro passo para a aplicação de ações com impacto no dia a dia da população.

"Estou há 12 anos na área da saúde de Maricá e ser diretor desta fundação é muito gratificante, representando um momento fundamental para a cidade, de mudanças para trazer mais agilidade à saúde, mas também de novas oportunidades às pessoas que contribuem para o desenvolvimento do município. Por isso, integramos um grupo unido, focado em trazer benefícios aos moradores, algo que o primeiro evento com a equipe simboliza. Em dois meses, conseguimos desenvolver o fluxo interno e espero que esse seja só o início de um caminho de sucesso e muito aprendizado", afirmou.

Femar contribui para a expansão da saúde municipal

A Femar foi criada neste ano para garantir respostas ágeis, compatíveis com as crescentes demandas de saúde da população, algo evidenciado durante a pandemia da Covid-19. A fundação possui autonomia financeira e administrativa, o que permite agilizar os processos de contratação e aquisição, além de favorecer a criação e ampliação de serviços de saúde. As fundações estatais obedecem aos preceitos do serviço público, como licitação, prestação de contas, submissão aos órgãos de controle e realização de concurso público, preservando o cumprimento dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

E a Fundação Municipal de Saúde criada em 1994 pelo então prefeito Uilton Viana, que fim levou? 

Criada em 27 de setembro de 1994 através da lei 1.374/94, a FMS - Fundação Municipal de Saúde pelo prefeito Uilton Viana, aprovada e sancionada pela Câmara Municipal de Maricá, que tem os mesmos objetivos da recém criada FEMAR (Fundação Estatal de Saúde de Maricá). Como a lei 1.284/94 ainda está em vigor, talvez explique o porque da criação da FEMAR e não de uma nova FMS, uma vez que esta última ainda existe e não foi extinta.

Mas será que vereadores, e membros do atual executivo tinham ciência da existência da FMS?

É possível a existência de duas fundações com os mesmos fins?

Quem poderá explicar? Chapolin Colorado?


...