Muitos apostaram (e até torceram) para que tal evento não acontecesse, mas na noite da quinta feira 14 de julho, na casa de festas Diamond, no km 24 da RJ 106 (sentido Niterói) em Ponta Grossa, vinte e cinco casais confirmaram o seu amor e fidelizaram sua união na segunda edição do Casamento Comunitário, idealizado pela advogada Ingrid Menendes, presidente do MJM - Movimento Mulheres Juntas por Maricá.
A primeira edição, que aconteceu em fevereiro no restaurante Kabana 92 no bairro de Cordeirinho, na beira da praia da Barra de Maricá, foi colocado em dúvida pela Rede Globo, que em matéria do RJ TV 2 chamou o acontecimento de Casamento de Mentirinha, mas o jornal Barão de Inohan foi a única mídia a contar toda a verdade desde o início e a dar realmente voz a advogada e organizadora Ingrid Menendes, mostrando que o casamento aconteceu de verdade e que os ritos processuais estavam todos dentro do prazo previsto em lei.
Na época, Ingrid estava à frente da AMM - Associação de Mulheres de Maricá, mas houveram vários questionamentos legais sobre esta situação, até que a justiça impediu que Ingrid se apresentasse como tal. Mas o fato não esmoreceu a advogada, que seguiu em frente no segundo casamento comunitário. Dos 50 casais inicialmente inscritos, alguns acabaram por várias situações, desistindo, mas no final, com o apoio de várias empresas e profissionais de Maricá e região e dos proprietários da casa de festas Diamond (que cedeu e ornamentou o espaço para o casamento), o sonho dos 25 casais foi realizado e o promovido pelo MJM - Movimento Mulheres Juntas por Maricá, criado por Ingrid após o impedimento da justiça de usar a AMM para tal.
PREPARAÇÃO
As noivas tiveram um dia de beleza, com direito a maquiagens e cabelos preparados por profissionais da cidade. A organização da festa contou com ornamentação e buffet para mais de duzentos convidados.
O objetivo primordial de Ingrid, é minimizar as burocracias e dificuldades previstas em cartórios além de conceder a gratuidade do casamento no civil, além de também dar a oportunidade aos casais de celebrarem o matrimônio com uma linda festa, conforme aconteceu.
"A ideia surgiu ao ver que aqui no município de Maricá as pessoas não conseguiam oficializar o casamento, devido à burocracia cartorária. O Movimento de Mulheres Juntas por Maricá que eu criei, facilita a regularizar a situação jurídica dos casais, que vivem em união estável há anos, e a realização de um sonho, já que um dos maiores desejos de toda mulher é se casar vestida de noiva", disse Ingrid Menendes (foto abaixo).
EXTASIADOS E REALIZADOS
Os noivos descrevem o projeto como uma grande oportunidade de conseguirem concretizar a vontade que cultivavam há muito tempo. Antes, durante e após a cerimônia, olhos marejados, muita emoção de noivos e noivas, e a alegria pelo sonho realizado.
"Ontem dia 14/07/2022 no Diamond Eventos, foi um dia muito especial para mim e para muitas outros noivos é muito bom ver pessoas importantes com vc num momento de felicidade. Todos vocês que estavam ontem são muito importantes e é com muita satisfação que eu dedico este momento a vocês.
Agradeço todos que estavam ali, agradeço aos que queriam estar mas não puderam e agradeço a Deus que me presenteou com este dia inesquecível. Não há maior felicidade do que celebrar em união.
Tenho muita gratidão por estar ao lado de pessoas incríveis. Agradecer a Ingrid Menendes e os demais que fizeram parte desse momento que nos proporcionou esse momento maravilhoso. Estou apaixonada", declarou Liliane Buriche Coutinho (modelo e comerciária). A cerimônia religiosa foi ministrada pela Bispa Euda e a sonorização de toda a cerimônia ficou a cargo do DJ Josias Oliveira.
Tentaram atrapalhar, mas não conseguiram e mais essa segunda edição do casamento comunitário NÃO FOI DE MENTIRINHA, e sim de uma verdade absoluta e com 25 finais felizes. Ingrid informou que poderá realizar uma terceira edição ainda este ano. Torcemos para tal!
Abaixo assista a cerimônia completa, com reportagem de Araújo José acessando: https://fb.watch/ehPUdQDJ21/