Cátia Andrade, moradora do bairro do Caju em Maricá há pouco mais de 30 anos, desde que chegou no local totalmente rural (e que viu crescer ao longo destes anos), começou um trabalho de assistência social com os então poucos moradores do local, doando roupas, alimentos, brinquedos e realizando festas em datas festivas, mobilizando a então pequeníssima comunidade que viu crescer ao longo destes anos, mas infelizmente, continuando com parcos recursos.
E seu projeto social também, cresceu, ajudando inúmeras famílias com o VARAL SOLIDÁRIO onde quem tem coloca e quem precisa retira.
Este projeto social que começou no quintal super arborizado de sua residência, foi crescendo e com a urbanização da rua que passa no local, fez com que Cátia literalmente fizesse da cerca de sua residência, um enorme varal com roupas femininas, masculinas e de crianças.
Além do Varal Solidário, existe também a mesa de alimentos (perecíveis e não perecíveis) e de produtos de limpeza e higiene, onde o esquema do QUEM PODE DOA E QUEM PRECISA PEGA também é empregado.
Além de tudo isso que essa guerreira faz (sozinha), ainda acontece todos os dias a partir das 18:30h indo até aproximadamente 20 horas, a entrega de alimentos prontos (boa parte doada pelo restaurante Varandão do Zé Carlos, no centro de Maricá.
Todos estes trabalhos acontecem todos os dias (exceto em dias de chuva) a partir das 7:30 da manhã, quando Cátia começa a montar o varal e só termina após a entrega do jantar quando ela desmancha o varal.
Todas as doações de roupas são separadas (algumas consertadas se preciso for) e todas são lavadas (tudo feito por Cátia), assim como os alimentos para a mesa de doações que acontecem nos finais de semana.
Além de tudo isso, Cátia continua com festas em datas festivas (Páscoa, Crianças e Natal) e alguns outros eventos que ela gosta de organizar ajudando e movimentando a comunidade do local e muitos outros assistidos de vários locais de Maricá.
Cátia agradece muito a ajuda do secretário de agricultura Júlio Carolino (que entrou em contato com ela ao saber deste lindo trabalho), mas lamenta que outras secretarias não ajudem o seu projeto e além de inúmeras doações voluntárias e da ajuda do restaurante Varandão, Cátia precisa de mais doações (roupas, alimentos, livros, brinquedos, cadernos, calçados, materiais de limpeza e higiene e tudo que puder ser doado), de botijões de gás, e de pessoas que possam ajudá-la no transporte das refeições do Varandão no centro até sua residência no Caju.
Para isso, basta entrar em contato com ela através do telefone (e whatsapp) 21 99776-1524. O varal solidário está localizado na Rua João Batista de Andrade, lote 26, qd 06 (antiga avenida Catete), Caju (próximo ao bar da " Dorinha").
Veja como chegar ao Varal Solidário assistindo o vídeo abaixo:
Venha fazer parte desta grande corrente de solidariedade para que perdure por mais 30 anos.
CÁTIA ANDRADE: