Faleceu na segunda feira 25 de abril a ativista, líder comunitária e protetora de animais Edna Costa.
Edna recentemente se queixava de dores na região do estômago e procedendo a exames médicos, ficou sabendo que estava com câncer de pâncreas, o mais agressivo e letal de todos em nosso organismo. Foi rápido e na manhã da segunda feira 25, Edna nos deixou, calando de vez uma das vozes mais ativas na defesa do cidadão de bem. Muito atuante há anos no Conselho Comunitário de Segurança de Maricá e em outras situações como a defesa de animais de rua (foi uma das fundadoras do grupo Peludos de Rua), Edna (pequenina na estatura mas gigante na sabedoria e vontade de ajudar, deixa um vazio enorme nos locais por onde passou e atuou.
Editorial:
Conheci essa menina no início da década de 80, como secretária na CBV (Carlos Barbosa Vianna) Indústrias Mecânicas, onde fui engenheiro e gerente de várias fábricas do grupo que fabricava peças para o segmento petrolífero, sendo na época a líder nacional e uma das maiores fornecedoras da Petrobrás.
Edna e sua irmã Dayse (uma das telefonistas da empresa), eram meninas ainda e chamavam atenção pela beleza e cordialidade no falar e se expressar, sendo ambas solicitas em tudo o que todos pediam. Mas Edna, sempre com vontade de aprender e fazer algo mais, se destacava ainda mais. Sai da empresa e Edna ainda ficou por lá no final dos anos 80 e supostamente perdemos o contato. Na época, já estava em Maricá, e para minha surpresa, no início dos anos 2000, encontrei com Edna na agência da Caixa Econômica (a única na época) da praça Conselheiro Macedo Soares, quando me disse já estar morando em Maricá havia alguns anos. Desde então (sempre com seu jeito cativante), comecei a ver Edna atuar na defesa de animais de rua e como líder comunitária, brigando para conseguir algo melhor para seus semelhantes. Sua história atual não preciso contar, pois ela escreveu de forma brilhante e quem não a conheceu, perdeu a oportunidade de conhecer uma grande ativista e mulher. Nossos sentimentos à família e que Edna esteja sendo muito bem recebida no plano espiritual. (Pery Salgado - jornalista).
MARICÁ, SUA PAIXÃO
Edna nos últimos anos, formava uma dupla imbatível com outra lutadora e ativista - Kátia Albuquerque e por que não dizer para ser mais correto, um trio perfeito com Danny Xavier, atual presidente do CCS (Conselho Comunitário de Segurança de Maricá).
A atual presidente do CCS Maricá - Danny Xavier, emitiu a seguinte nota: "Nós membros do CCS lamentamos muito o falecimento de nossa amiga, parceira e uma das fundadoras do Conselho Comunitário de Segurança de Maricá (CCS).
Deixou seu legado dentro do CCS e nas nossas vidas.
Sempre será lembrada como uma mulher virtuosa. A Família nosso respeito e carinho. Até breve nossa companheira."
Em rede social, a amiga Kátia fez a última homenagem: "Quero lembrar de você assim, em nossas ações pela causa animal, onde você discursava brilhantemente sobre o direito dos animais, conforme seu saber jurídico. Agora no céu, São Francisco de Assis e os seus bichinhos irão estar em festa para te receber. Você fez sua parte aqui na terra, amiga-irmã muito amada por mim e por quem te conhecia em seu amor pelos animais. Brigou muito! (Rsrsr)
Essa foto foi uma palestra que fizemos. Uma graduanda em Direito, uma professora ativista e Geovani, graduando em veterinária.
Descanse seu corpo. Agora a Sra. está livre de todas as dores. Siga seu caminho. Desejo muita luz e amor em sua passagem."
SEPULTAMENTO
O sepultamento de Edna Costa será na terça feira 26 no cemitério do Caju no Rio de Janeiro. O início do velório será às 13 horas na Capela B Premium e o sepultamento está previsto para às 17 horas.
Nossas saudades e homenagens à Edna Costa.