No fim de semana de 10 e 11 de julho, 65 mil famílias fluminenses puderam buscar seus cartões referentes a uma segunda leva de beneficiados do SuperaRJ. A marcação da entrega, aparentemente, cumpria uma promessa do governo estadual de que o auxílio emergencial para eles chegaria até o dia 10 de julho. Mas, ao tentarem utilizar o dinheiro, muitas pessoas foram surpreendidas com o saldo zerado.
— Peguei o meu cartão no último domingo e me foi informado que ele viria com saldo, mas ao buscá-lo, para minha surpresa, não tinha saldo nenhum — contou a desempregada Luciene Oliveira.
O governo do estado informou que todos os cartões seriam carregados até o fim da quarta-feira (dia 14/7). Há também casos de saldo zerado, segundo o governo, por três motivos: o beneficiário ter direito em um mês, mas depois sua condição mudar; o cartão ter sido gerado e na verificação do Dataprev o benefício ter sido cancelado, zerando o saldo; ou haver impedimento de receber com base em informações pessoais. No site www.superarj.rj.gov.br, é possível verificar o status da situação cadastral.
Conflitos podem ser levados a canais como o call center (0800-071-7474) e o aplicativo para celular e a Central de Relacionamento com o Cidadão (129) da Defensoria Pública, uma parceria criada pelo governo do estado para atender às demandas dos defensores.
Além disso, o governo do Rio vai criar, nos próximos dias, uma Ouvidoria no site www.superarj.rj.gov.br.
As reclamações também são de demora na emissão dos cartões. Segundo o governo, os cartões são emitidos em 12 dias úteis, que começam a contar a partir da divulgação dos resultados de aprovação.
O grupo que recebeu os cartões no fim de semana era composto por 32 mil famílias do Cadastro Único (CadÚnico) e 33 mil desempregados. Eles se juntam às 20 mil famílias que já tinham recebido o cartão na primeira leva de entregas. O valor do auxílio é de, no mínimo, R$ 200, com adicional de R$ 50 por filho menor de idade, limitado a dois dependentes.