Com a chegada de uma nova onda de frio, o Rio de Janeiro pode ter neve na próxima semana. Mais precisamente no Parque Nacional de Itatiaia. Modelos meteorológicos têm mostrado que aumentou a possibilidade de cair uma nevasca na Serra da Mantiqueira, onde fica a área protegida.
De acordo com o Climatempo, as simulações revelam que o frio será ainda mais intenso no Brasil nos próximos dias. E além de resultar em neve no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pode provocar nevasca no Sudeste na madrugada da quarta-feira, 28 de julho.
O serviço de meteorologia informa que a chance de neve ainda é pequena e restrita, mas é real. O Parque Nacional de Itatiaia está localizado a 3.340 metros de altitude e costuma fazer frio no inverno. No começo de julho, o local registrou temperatura de -14,8° C, na Estação do Campo Belo.
Caso a previsão se confirme, não será o primeiro registro de neve no Parque Nacional de Itatiaia. Em 2012, uma nevasca caiu na parte mais alta da unidade de conservação, como resultado da baixa temperatura de -9° C somada à elevada umidade do ar.
A mais intensa nevasca registrada no parque ocorreu em 1985. Na ocasião, várias famílias foram pegas de surpresa durante o feriado prolongado de Corpus Christi, em junho, e tiveram que deixar seus carros nas estradas de acesso, onde os veículos foram cobertos por cristais de gelo.
Onda de frio
Uma massa de ar frio chegou ao Brasil nesta semana a temperatura deve despencar nos estados do Sul e Sudeste. São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, registrou neve no domingo. Cruzeiro, na região de São Joaquim, na serra catarinense, registrou sincelo nesta segunda-feira. O sincelo é uma neblina congelada, que forma pequenos flocos, como os de neve.