A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem por meio de boletim divulgar diariamente as informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do novo coronavírus, mesmo não tendo caso confirmado na cidade.
Vale ressaltar que a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus.
O jornal Barão de Inohan e o Informativo CulturarTEEN estão juntos com a prefeitura nesta luta, pelas informações corretas e VERDADEIRAS, sem promover pânico desnecessário.
• Para aproximar os pacientes de Covid-19 internados nos hospitais do município de seus parentes, os profissionais de saúde de Maricá têm usado videoconferências, nas quais quem está internado pode manter contato mais afetivo e humanizado com as famílias. O recurso foi empregado pela primeira vez nesta quinta-feira (18/06), no novo Hospital de Maricá e, na próxima semana, também será usado no Hospital Conde Modesto Leal.
Durante a chamada, as equipes passam o boletim médico aos parentes dos pacientes, que também conversam com os familiares;
• A testagem dos idosos assintomáticos, para detecção do coronavírus, nos postos de saúde de Maricá vem sendo realizada de acordo com todos os protocolos de segurança recomendados: distanciamento de um metro entre as pessoas nos postos, orientação sobre a manutenção do isolamento social e a observação da ordem alfabética para evitar aglomerações nos locais de testagem;
• A Coordenação de Vigilância em Saúde de Maricá informa que, devido às dificuldades de atualização detectadas nesta quinta-feira (18/06) na plataforma eSUS, do Ministério da Saúde - onde são computadas as notificações dos pacientes de Covid-19 - não foi possível obter o número de novos casos em Maricá. Desta forma, o boletim manteve os dados de quarta feira (17): 876 casos confirmados, 47 óbitos e 739 pacientes curados da doença. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o restabelecimento do acesso aos totais na plataforma eSUS para poder manter os dados atualizados diariamente, como vem fazendo desde o começo da pandemia;
• A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informa que registra, até esta quinta-feira (18), 87.317 casos confirmados e 8.412 óbitos por coronavírus no estado. Foram descartados 285 casos e 70.407 pacientes se recuperaram da doença.