Os moradores do entorno da serra do Lagarto, que fica na região rural de Maricá, vão voltar a dispor da linha de ônibus da Empresa Pública de Transportes (EPT), que liga a localidade ao Centro.
O primeiro coletivo parte do terminal rodoviário, no Centro, às 5 h da terça-feira (09/06), e terá um intervalo de aproximadamente uma hora em cada partida. A única linha da EPT ainda fora de circulação é a de Araçatiba, que ainda não tem previsão de retorno.
De acordo com a diretora de Planejamento da empresa, Tatiana Gomes, os dois itinerários foram suspensos logo no início da pandemia do novo coronavírus para evitar a circulação de pessoas em locais considerados estratégicos.
"No caso do Lagarto, existe o fato de ficar na área limite com o município de Itaboraí, o que faz com que a linha seja muito utilizada por quem precisa estar entre uma cidade e outra. A suspensão ajudou a diminuir o fluxo de passageiros de lá para Maricá. Já a de Araçatiba parou também para evitar uma circulação maior até de possíveis visitantes ao bairro", explicou.
Tatiana lembrou ainda que as regras de utilização dos ônibus continuam as mesmas: o passageiro só pode embarcar usando máscara e deve permanecer com ela dentro do coletivo; ninguém pode viajar em pé e as janelas estão destravadas, possibilitando a abertura (os aparelhos de ar condicionado ficam desligados); todos os coletivos contam com dispensers de álcool em gel na porta de embarque. Todas as outras 15 linhas da EPT seguem circulando pela cidade, nos intervalos verificados durante o período das restrições, ou seja, de hora em hora nas linhas para Ponta Negra, 50 em 50 minutos na linha para o Retiro via Caxito e duas horas nas demais. Porém, com o processo gradual de abertura, estas frequências serão reduzidas e informadas em breve.