domingo, 27 de outubro de 2019

REALIZADA 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DA CPI DA ENEL EM MARICÁ


No final da tarde da sexta feira 25/10 aconteceu a primeira audiência pública da CPI da ENEL instaurada e presidida pelo vereador Cemar. A audiência pública foi realizada no auditório do CEU (centro de Artes e Esportes Unificados) em Itapeba.

Além da Comissão Permanente da CPI, formada pelos vereadores Cemar (presidente), Rony Peterson (relator), RobGol e Marcinho da Construção, estiveram presentes diversas autoridades e convidados, além de representantes da ENEL (Empresa de Energia Elétrica) que está sendo investigada na CPI.


Fizeram parte da mesa diretora, os quatro vereadores citados, a Deputada Estadual Rosângela Zeidan  (presidente da CPI da Enel e Light na Alerj), o advogado Tancredo Freitas (presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/Maricá), Ana Angélica (coordenadora do Procon Maricá), Michele da Costa (Executiva de Atendimento da Enel) e Marcius Almeida (técnico representante da sociedade civil).

Foram momentos extremamente produtivos através dos quais foram mostrados os primeiros frutos da  CPI aos municípes presentes e também uma oportunidade de mostrar e cobrar à diretoria da Enel que ainda existem inúmeros problemas a serem resolvidos, assim como muitos clientes lesados pela companhia.

Tancredo Freitas foi enfático ao dizer que a empresa é desleal na cobrança, pois não dá a menor chance de defesa ao consumidor, impondo cobranças absurdas ou cortando energia alegando furto, sem que o consumidor tenha o mínimo direito à defesa.

Dentre os frutos, o vereador Cemar falou da nova rede elétrica que será instalada em Itaipuaçu, beneficiando em torno de 50.000 residências.


Alguns postes localizados no meio de vias que sofreram intervenção da prefeitura de melhorias viárias, além de postes quase tombando foram mostrados aos técnicos da empresa nas diversas diligências realizadas já foram trocados e casos específicos de clientes da empresa que procuraram a comissão durante as diligências também tiveram os problemas sanados.

Foi consolidada a parceria da concessionária com a prefeitura de Maricá para resolver questões de poda em árvores que impedems passagens dos fios, o que é causa de constantes quedas de energia em diversos bairros.

Sr. Alexandre representante da ENEL presente na audiência, informou que o município terá uma unidade de atendimento técnico instalado no município como já havia em anos anteriores para que Maricá não dependa mais dos carros e serviços vindos dos municípios vizinhos.

A Deputada Zeidan parabenizando o esforço de todos, disse que uma agência reguladora está sendo instalada bno estado com aval na ANEEL (agência nacional de energia elétrica), para fiscalizar mais intensamente os serviços prestados pela Light e ENEL no estado do Rio.


Aproveitou para alertar do grave problema da perda de receitas dos royalties do petróleo, que poderá lieralmente falir o estado do Rio e os 92 municípios do estado. Disse que está em conversas com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) - Dias Toffoli, para tentar reverter a possivel decisão do colegiado do STF em 20 de novembro próximo.

O vereador Cemar falou após a audiÇencia pública: "Sabemos que apesar dos avanços, ainda é muito pouco, e precisamos da colaboração de todos vocês. Aproveito a oportunidade, na qualidade de Presidente desta CPI, para convidá-los para que compareçam na próxima audiência pública que será realizada no dia 08/11, na Lona Cultural da Praça dos Gaviões em Itaipuaçu, um espaço amplo e aberto, onde todos vocês terão a oportunidade de questionar a empresa junto conosco, mostrando seus casos específicos", concluiu o vereador.

Confira as fotos acessando: